Superesportes

FED CUP

Serena perde em retorno, mas Estados Unidos avançam à semifinal da Fed Cup

Venus Williams foi derrotada com irmã nas duplas, mas assegurou classificação

Agência Estado
Venus Williams atuou ao lado da irmã Serena, que voltou às quadras depois de gravidez - Foto: AFP

Os Estados Unidos eliminaram a Holanda neste domingo pelo placar final de 3 a 1 e avançaram às semifinais da Fed Cup, a versão feminina da Copa Davis. O confronto realizado em Asheville, nos Estados Unidos, marcou o retorno de Serena Williams às quadras.

No sábado, as norte-americanas haviam aberto 2 a 0 de vantagem e precisavam de apenas uma vitória nos jogos de domingo para confirmar a classificação. E ela veio com Venus Williams, que derrotou Richel Hogenkamp por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/1. Com a vaga assegurada, não houve a necessidade da outra partida de simples.

Mas o duelo de duplas aconteceu e marcou a volta de Serena às quadras. A ex-número 1 do mundo ficou afastada do circuito profissional por mais de um ano - seu último jogo oficial foi em 28 de janeiro de 2017. O motivo: há seis meses ela deu à luz a sua primeira filha, Alexis.

Ao lado da irmã Vênus, no entanto, ela demonstrou que precisa reencontrar a melhor forma. As Williams perderam fácil para Lesley Kerkhove e Demi Schuurs por 6/2 e 6/3. Na próxima fase, os Estados Unidos enfrentarão a França.

Mesmo jogando em casa, no sintético coberto de Mouilleron le Captif, a equipe francesa encontrou muita dificuldade para eliminar a Bélgica.
Após terminar o sábado empatadas em 1 a 1, Kristina Mladenovic bateu Elise Mertens por duplo 6/4 e colocou as anfitriãs em vantagem.

Na sequência, Pauline Parmentier, que já havia sido derrotada no sábado, perdeu novamente. Desta vez, para Alison van Uytvanick por 6/1 e 6/3. Com isso, a definição ficou para as duplas. Mladenovic voltou às quadras e, ao lado de Amandine Hesse, comandou a vitória sobre Mertens e Flipkens pelo placar de 6/4, 2/6 e 6/2.

REPÚBLICA CHECA ATROPELA - A República Checa fez 3 a 1 na Suíça, em casa, e continua firme e forte para manter sua hegemonia na competição, já que venceu cinco das últimas sete edições. Neste domingo, o país garantiu pela décima vez consecutiva vaga nas semifinais do torneio.

Depois de abrir 2 a 0 no sábado, Petra Kvitova derrotou Belinda Bencic sem muita dificuldade, por 6/2 e 6/4, e confirmou a classificação. A República Checa encerrou o confronto de simples perdendo apenas um set nas três partidas.

O ponto de honra das suíças veio no duelo de duplas. Timea Bacsinszky e Jil Teichmann derrotaram Barbora Strycova e Lucie Safarova, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 1/6, 6/4 e 10/8.

DESFALCADA, ALEMANHA AVANÇA - Sem as duas tenistas top 10 do ranking da WTA Angelique Kerber e Julia Goerges, a Alemanha surpreendeu a Bielo-Rússia, atual vice-campeã, e garantiu a classificação, fora de casa, em um emocionante quinto jogo.

O sábado terminou empatado em 1 a 1. No domingo, Tatjana Maria derrotou Vera Lapko por 6/4, 5/7 e 6/0 e colocou as alemãs em vantagem. Em seguida, Aryna Sabalenka deu o troco, bateu Antonia Lottner por 6/3, 5/7 e 6/2, e deixou tudo igual.

Nas duplas, Maria atuou ao lado de Anna-Lena Grönefeld e Sabalenka formou parceria com Lidziya Marozava. A Bielo-Rússia saiu na frente em um disputado primeiro set, mas depois levou a virada. Com parciais de 6/7 (7/9), 7/5 e 6/4, a Alemanha garantiu vaga nas semifinais da Fed Cup.

As semifinais da Fed Cup acontecem nos dias 21 e 22 de abril. A Alemanha jogará em casa contra a República Checa e a França receberá os Estados Unidos. O local e o tipo de piso em que serão disputadas as partidas ainda não foram definidos..