Tênis
None

ROLAND GARROS

Belo Horizonte entra no circuito de Roland Garros com torneio classificatório no PIC

Seis mineiros estão garantidos na disputa

postado em 10/04/2018 23:12

Beto Novaes/EM/D.A Press (arquivo)
Imagine um treino de luxo, tendo como sparings dois dos maiores tenistas da história: os mineiros Marcelo Melo, número 1 do rankings de duplas da Federação Internacional de Tênis (ITF) e Bruno Soares, o 15º. Como se não bastasse, disputar um torneio que pode ser uma porta para estar entre os melhores do mundo em Paris. Esse é o Roland Garros Junior Wild Card Competition, torneio que será aberto nesta quarta, às 11h, no PIC, na Pampulha. O evento é classificatório para o Torneio Rendez-Vous, nome do qualifying da categoria para o torneio principal na França.

A competição reunirá os 32 melhores tenistas do país, sendo 16 no masculino e 16 no feminino, e acontece graças a uma parceria entre Roland Garros, Federação Mineira de Tênis e PIC. Essa é uma das eliminatórias para o Torneio de juvenis de Roland Garros, o primeiro Grand Slam da temporada. Paralelamente, serão disputadas seletivas na Índia e na China. Os campeões dos três torneios irão a Paris, formando uma das chaves do Rendez-Vous, de onde sairá um classificado para o torneio principal de Roland Garros.

Seis mineiros estão garantidos na disputa: Lucas Dini, Bruno Oliveira, Maria Figueiredo, Maria Vitória Salomão, todos atletas do PIC; Giovanna Pereira, de Coronel Fabriciano, e Giulia Aguiar, do Arena Juiz de Fora. Além disso, mais dois atletas do estado ganharão wild cards, convite para entrar na disputa.

Os jogos serão realizados em quatro quadras do PIC. No ano passado, o vencedor da seletiva brasileira foi um mineiro, João Pedro Ferreira, de Itaúna, que treina no PIC. À época, ele tinha 16 anos. Hoje, ele é o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial até 18 anos, estando entre os 100 primeiros. Se mantiver a posição, estará garantido na chave principal do torneio francês.

A fase eliminatória começa nesta quarta. Os jogos principais serão disputados na quinta-feira, no PIC. No sábado, estão previstos duelos das quartas de final e das semifinais. A grande final será no domingo.

Tags: roland garros tenis pic