Tênis
None

MASTERS 1000

Thiem surpreende Federer, vence de virada e fatura título inédito em Indian Wells

Austríaco começa atrás, mas reage e bate suíço para levantar a taça

postado em 17/03/2019 22:42 / atualizado em 17/03/2019 22:49

<i>(Foto: Sean M. Haffey/AFP)</i>
A exemplo do feminino, a final masculina do Masters 1000 de Indian Wells, neste domingo, coroou um 'azarão'. O austríaco Dominic Thiem surpreendeu o favorito Roger Federer com vitória de virada, por 2 sets a 1, parcais de 3/6, 6/3 e 7/5, e levantou a taça de forma inédita no torneio californiano. Foi o 11º título do tenista de 25 anos, o primeiro em um Masters 1000. 

Thiem ainda quebrou série vitoriosa de dez partidas de Federer nesta temporada. Com o título inédito em Indian Wells, o austríaco somou 1000 pontos e subirá para o quarto lugar no ranking da ATP. Ele vai ultrapassar o próprio Federer, que no entanto não perderá pontos, já que foi vice-campeão no ano passado.

Thiem ficou em vantagem no confronto direto com Federer no circuito profissional. Até a final em Indian Wells, cada tenista vencera duas vezes, em cinco partidas entre os dois. No caso do austríaco, foi a primeira vez que ele derrotou o suíço em quadra de piso duro - antes ele ganhara no saibro e na grama. 

"Roger (Federer), é um prazer por ainda poder competir com você, aprender tanto com você, jogar contra uma das maiores lendas de todos os tempos. Sou um grande fã desde pequeno, é incrível para mim. Acho que não é meu direito te dar parabéns, você tem 88 títulos a mais do que eu (risos). Espero que você possa jogar por mais alguns anos e a gente possa fazer mais algumas grandes finais. Obrigado por tudo - disse Thiem no discurso da vitória, exaltando a carreira do suíço.

<i>(Foto: Clive Brunskill/AFP)</i>
 

O jogo

Federer entrou em quadra mostrando energia, aproveitando o dia de folga recebido com a desistência de Rafael Nadal. O suíço venceu os três primeiros games do primeiro set, com direito a uma quebra no segundo após três break-points desperdiçados.

Thiem se recuperou na sequência, evitando novas quebras e obrigando Federer a correr bastante durante os pontos. A melhora resultou em sua primeira quebra de saque no sétimo game, diminuindo a vantagem para 4 a 3. No entanto, Federer devolveu a quebra logo em seguida e sacou para fechar o primeiro set em 6 a 3.

Em busca da reação, o austríaco começou a segunda parcial com ritmo mais forte e conseguiu rechaçar o saque do suíço no quarto game, abrindo 3 a 1. Thiem continuou aplicando golpes precisos e não chances a Federer encostar no placar, devolvendo o 6/3.

No terceiro e decisivo set, ambos os tenistas foram eficientes em seus respectivos serviços. Até o 11º game, quando Thiem quebrou o serviço de Federer logo em seu primeiro break point. Na sequência, o austríaco sacou firme para fechar o jogo com 7/5 e faturar o título mais importante de sua carreira.



(Com Gazeta Press)

Tags: Roger Federer Dominic Thiem Indian Wells Masters 1000 atp