Superesportes

WIMBLEDON

Halep arrasa Svitolina e avança à decisão de Wimbledon pela 1ª vez na carreira

Tenista romena garantiu vaga em sua quinta decisão de Grand Slam na carreira

Estadão Conteúdo
Tenista romena garantiu vaga em sua quinta decisão de Grand Slam na carreira - Foto: AFP / WILL OLIVER
De forma arrasadora, em apenas 1 hora e 13 minutos, a romena Simona Halep conseguiu nesta quinta-feira a sua classificação, pela primeira vez na carreira profissional, à final de Wimbledon. Ex-número 1 do mundo, a atual sétima colocada do ranking da WTA cedeu apenas quatro games contra a ucraniana Elina Svitolina, oitava cabeça de chave no Grand Slam na grama de Londres, para vencer por 2 sets a 0, com as parciais de 6/1 e 6/3.

Com o resultado, a tenista romena garantiu vaga em sua quinta decisão de Grand Slam na carreira. Ela chegou três vezes em Roland Garros, com um título (em 2018) e dois vices (em 2014 e 2017) no saibro francês, e uma no Aberto da Austrália, perdendo a final na quadra rápida australiana para a dinamarquesa Caroline Wozniacki em 2018.

Na decisão, a romena espera a vencedora da segunda semifinal entre a norte-americana Serena Williams (10.ª do ranking) e a checa Barbora Strycova (54.ª colocada). Em termos de ranking, a chegada à final já garante a Halep o retorno ao Top 5. Independentemente do resultado na decisão deste sábado, ela será a número 4 do mundo na próxima atualização da WTA, na segunda-feira.

Caso a adversária da final será Serena, Halep tem um péssimo retrospecto contra a caçula das irmãs Williams. Venceu apenas um dos 10 confrontos entre elas no circuito profissional. A norte-americana já derrotou a romena três vezes em Grand Slams - uma delas em Wimbledon, oito anos atrás, pela segunda rodada. Se a rival for Strycova, a vantagem é para Halep, que tem cinco vitórias e apenas uma derrota contra a checa.

A partida na quadra central de Wimbledon começou com dois games longos.
Após 20 minutos, Halep conseguiu quebrar o saque da rival e abriu 2/0. Svitolina até chegou a devolver a quebra na sequência, mas depois não teve mais chances e viu a romena fechar a parcial em 6/1.

No segundo set, o equilíbrio se manteve nos games iniciais, com o jogo empatado até o placar de 3/3. Na sequência, porém, Halep embalou duas quebras de saque consecutivas e marcou 6/3 para definir a sua classificação inédita à final em Wimbledon..