Superesportes

ABERTO DOS EUA

De volta ao Top 100, Monteiro e Bia garantem vaga direta no US Open

Brasileiros entram na chave principal do Grand Slam em Nova York

Agência Estado
Thiago Monteiro vai para chave principal de forma direta no US Open - Foto: Reprodução/Instagram
Na semana em que voltaram ao Top 100 do ranking, Thiago Monteiro e Beatriz Haddad Maia garantiram a vaga direta na chave principal do US Open, o quarto e último Grand Slam da temporada, que terá início em 26 de agosto. A confirmação da classificação direta foi anunciada pela organização do torneio nesta quarta-feira, ao oficializar o ranking desta semana como referência para a definição das entradas diretas em Nova York. 

Monteiro ocupa no momento a 88ª colocação da lista da ATP, ao subir 28 posições na relação atualizada na segunda-feira. Ele assegurou a vaga porque o US Open definiu o espanhol Marcel Granollers, atual 98º do mundo, como o ponto de corte para a definição dos classificados diretos.

Os tenistas com ranking acima deste posto terão que disputar o qualifying, a ser realizado entre os dias 19 e 24 de agosto. Rogério Dutra Silva, 228º do mundo, é o único com chances de entrar nesta disputa no momento. 

Para definir os classificados diretos, o US Open anunciou ainda que garantiu as entradas de seis tenistas com ranking protegido: Tomas Berdych, Vasek Pospisil, Jozef Kovalik, Janko Tipsavrevic, Steve Darcis e Cedrik-Marcel Stebe. 

No feminino, Bia também foi favorecida pela boa fase. Após vencer na primeira rodada em Wimbledon, despachando a então favorita Garbiñe Muguruza, da Espanha, a brasileira ganhou boas posições no ranking da WTA e figura agora em 96º, o suficiente para confirmar a vaga direta, sem precisar passar pelo quali. 

Nesta relação, a organização permitiu a entrada de duas tenistas locais, CiCi Bellis e CoCo Vandeweghe, por conta de ranking protegido.
.