Superesportes

DESPEDIDA DA MUSA

Ex-número 1, Wozniacki revela que se aposentará do tênis após Aberto da Austrália

Dinamarquesa de 29 anos anunciou que vai parar depois do Grand Slam

Estadão Conteúdo
Wozniacki anuncia que deixará o tênis profissional após o Aberto da Austrália - Foto: Noel Celis/AFP Número 1 do ranking mundial da WTA por 71 semanas, a dinamarquesa Caroline Wozniacki resolveu colocar um ponto final em sua carreira. Nesta sexta-feira, a tenista de 29 anos anunciou que vai parar de jogar profissionalmente e marcou um evento especial para isso. Será depois do Aberto da Austrália, local onde em 2018 conquistou o único título de Grand Slam de seu vitorioso currículo. O torneio em Melbourne será disputado entre 20 de janeiro e 2 de fevereiro de 2020.


"Eu pensei sobre isso por muito tempo. Claramente não é uma decisão fácil de se tomar e acho que nunca vai ser. Tênis é algo que fiz a minha vida inteira: acordo, treino e jogo torneios. Mas há muitas outras coisas para fazer e adoraria ter essas experiências", contou a dinamarquesa, em entrevista publicada pela revista People.

Wozniacki assumiu a liderança do ranking da WTA pela primeira vez em 2010. Neste ano ainda não havia sido campeã de um dos quatro Grand Slam (Roland Garros, Wimbledon e US Open, além do Aberto da Austrália), o que gerou várias críticas. Ela foi a 20.ª tenista na história a comandar a lista.

"Eu amo estar lá, o apoio dos fãs sempre é incrível. Quero terminar jogando enquanto eu ainda amo esse esporte. Gosto muito de estar lá em quadra, acredito que ainda possa bater as melhores do mundo e é assim que quero terminar minha carreira", afirmou a atual número 37 do mundo, que passou em branco na última temporada, não levantando um título sequer. Tem 30 ao todo, sendo que o do WTA Finals em 2017 é outro dos mais destacados.


A dinamarquesa também ressaltou que tem planos para o futuro. Um deles se refere a ajudar quem também sofre de artrite reumatoide, doença inflamatória crônica que a fez sofrer nesta temporada. "Nos últimos meses percebi que existem muitas coisas na vida que não consigo alcançar dentro de uma quadra de tênis. Me casar com David (Lee, ex-jogador da NBA) era uma dessas metas e começar uma família com ele enquanto continuo a viajar pelo mundo ajudando a aumentar a conscientização sobre artrite reumatoide são paixões que tenho para o futuro", revelou.

Wozniacki garantiu que a doença não foi um fator na decisão. "Não acho que isso esteja me atrapalhando. Claro que torna algumas coisas mais desafiadoras, mas me sinto ótimo no dia-a-dia. Sinto que posso fazer qualquer coisa e ganhei alguns dos meus maiores títulos da minha carreira com esta doença", explicou a dinamarquesa. "Como sempre disse para mim mesma, quando o tempo chegasse, haveriam coisas além do tênis que eu gostaria de fazer. Esse o momento de fazer isso", completou.