Superesportes

ROLAND GARROS

Favorita ao título, Simona Halep estreia em Roland Garros com fácil vitória

Romena, cabeça de chave número 1, começa bem no Grand Slam

Agência Estado
Simona Halep comemora vitória tranquila sobre a espanhola Sara Sorribes - Foto: Anne-Christine Poujoulat/AFP
Cabeça de chave número 1 e maior favorita ao título, a romena Simona Halep não teve dificuldades para vencer sua partida de estreia em Roland Garros, Grand Slam em Paris que começou neste domingo. A atual número 2 do mundo venceu a espanhola Sara Sorribes por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/0, no dia em que completa 29 anos de idade.



Sua próxima adversária, pela segunda rodada, será a compatriota Irina-Camelia Begu, que teve mais trabalho para derrotar a suíça Jil Teichmann por 2 sets a 1 - com as parciais de 6/4, 4/6 e 6/3

Quem também se destacou neste primeiro dia de disputa no saibro de Paris foi a americana Cori Gauff. Aos 16 anos e em seu primeiro Roland Garros, ela mostrou autoridade e um tênis compacto para superar a britânica e cabeça 9 Johanna Konta, semifinalista do ano passado, com um duplo 6/3. Agora são 10 vitórias em 14 jogos de Grand Slam, tendo superado quatro de cinco primeiras rodadas disputadas.

Sua rival agora será a italiana Martina Trevisan, saída do qualifying e que se favoreceu do abandono da compatriota Camila Giorgi, quando já liderava por 7/5 e 3 a 0. Se avançar, Cori Gauff pode duelar por vaga nas oitavas de final contra a grega Maria Sakkari, cabeça 20, que neste domingo fez 2 sets a 0 na australiana Ajla Tomljanovic, com parciais de 6/0 e 7;5.

Uma das inspirações de Cori Gauff, a americana Venus Williams foi eliminada precocemente e fechou a temporada de 2020 sem vitórias em torneios de Grand Slam - as derrotas na primeira rodada também aconteceram no Aberto da Austrália e no US Open. A tenista de 40 anos foi superada com um duplo 6/4 pela eslovaca Anna-Karolina Schmiedlova, que agora jogará contra a bielo-russa Victoria Azarenka, cabeça 10, que venceu a montenegrina Danka Kovinic por 6/1 e 6/2.

Das outras seis pré-classificadas que entraram em quadra neste domingo, quatro conseguiram a classificação à segunda rodada. São os casos da belga Elise Mertens (cabeça 16), da casaque Yulia Putintseva (23), da russa Ekaterina Alexandrova (27) e da checa Barbora Strycova (32). As duas eliminadas foram a estoniana Anett Kontaveit (17) e da ucraniana Dayana Yastremska (24).