None

CRUZEIRO

Anunciado pelo Nacional da Madeira, Arthur pode seguir passos de outros zagueiros revelados pelo Cruzeiro em Portugal

Jovem de 19 anos ficará por empréstimo em Portugal durante três temporadas

postado em 05/07/2018 08:30 / atualizado em 05/07/2018 16:42

Divulgação/Nacional-POR
O Nacional da Ilha da Madeira, de Portugal, oficializou a contratação do zagueiro Arthur, de 19 anos, que pertence ao Cruzeiro. O vínculo de empréstimo assinado pelo jovem é válido por três temporadas, até junho de 2021.

O objetivo da diretoria cruzeirense nessa negociação foi dar mais rodagem ao prata da casa, visto que no elenco as concorrências de Dedé, Leo, Murilo e Manoel são fortes. Vale lembrar que o clube já havia emprestado Digão, outro atleta da posição, para o Fluminense.

Em relação a Arthur, o contrato firmado com o Nacional-POR não dá aos portugueses a opção de adquirir seus direitos econômicos.

Segundo comunicado divulgado no site oficial do clube madeirense, Arthur realiza nesta quinta-feira seu primeiro treino na equipe, integrando o grupo que parte para um período de preparação em Campo Maior, vila portuguesa situada na fronteira com a Espanha.

Na temporada 2017/2018, o Nacional da Madeira foi campeão da Segunda Liga Portuguesa, com 71 pontos em 38 jogos (19 vitórias, 14 empates e cinco derrotas). O Santa Clara também subiu de divisão. As duas agremiações estarão na Primeira Liga 2018/2019.

Exemplos

Em Portugal, Arthur poderá seguir os caminhos de outros zagueiros revelados na base do Cruzeiro, casos de Maicon, Bruno Viana e Wallace.

AFP / FILIPPO MONTEFORTE
Depois de se destacar no próprio Nacional num período de empréstimo na temporada 2008/2009, Maicon foi vendido pelo Cruzeiro ao Porto por 1,1 milhão de euros (50% dos direitos). No Dragão, o defensor se tornou ídolo e foi até mesmo capitão, ajudando a equipe a levantar um troféu da Liga Europa, três do Campeonato Português, dois da Taça de Portugal e três da Supertaça de Portugal. Em 190 partidas, marcou 13 gols. Em seguida, ele defendeu São Paulo e Galatasaray da Turquia - onde atua até hoje, aos 29 anos.

Bruno Viana, de 23 anos, alcançou fama de zagueiro-artilheiro ao marcar cinco gols em 35 jogos pelo Braga na última temporada no futebol português. O clube bracarense não teve dúvidas e pagou ao Olympiacos, da Grécia, 3 milhões de euros pelo negócio. O Cruzeiro faturou como formador e participação em mais-valia (lucro proprocionado pela valorização de mercado). Em agosto de 2016, cerca de 1,4 milhão de euros já havia entrado na conta bancária celeste pela transferência do defensor para o futebol grego. 

Por sua vez, Wallace jogou por pouquíssimo tempo no Braga, pelo qual fez apenas amistosos. A estada em Portugal serviu apenas como ponte para o Monaco, da França, que o vendeu posteriormente à Lazio, da Itália. À época da negociação com os portugueses, em julho de 2014, o Cruzeiro anunciou a venda do atleta por 9,5 milhões de euros, ficando com 60% desse valor (5,7 milhões de euros).

No balanço patrimonial do Cruzeiro referente ao exercício de 2017 constava a propriedade de 100% dos direitos econômicos de Arthur, cujo contrato vai até junho de 2023. Portanto, o clube faturaria um percentual maior em uma possível transferência futura.

Tags: mercadobola portuguesfut interiormg seriea futnacional zagueiro defensor arthur cruzeiro