None

COPA DO MUNDO FEMININA

Torcida lota bar de BH para assistir vitória da Seleção Brasileira Feminina na Copa do Mundo

Mobilização feita pelo WhatsApp e em grupos de futebol levou cerca de 300 pessoas ao Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul de BH, para acompanhar estreia do Brasil no Mundial

postado em 09/06/2019 12:45 / atualizado em 10/06/2019 20:24

<i>(Foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS)</i>
A estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da França de futebol feminino foi com o pé direito dentro do campo e teve reforço na torcida fora dele. Cerca de 300 pessoas lotaram o Bar da Dalva, estabelecimento no Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, para acompanhar o show de Cristiane e companhia contra o time da Jamaica. A partida terminou com a vitória do Brasil por 3 a 0.

A mobilização da torcida em pleno domingo de manhã chamou a atenção de quem passava pela esquina das avenidas Afonso Pena e Getúlio Vargas, ao ouvir as comemorações efusivas nos três gols da atacante Cristiane. A reunião lembrou a presença da torcida em dias de jogos pelas Copas do Mundo masculinas, marcadas pela mobilização em massa.

Para a contadora Angélica Cândido, 25 anos, o movimento foi muito bacana e ela espera que a torcida aumente a cada dia, dando mais e mais forças para o futebol feminino. "Eu estava no Mineirão no jogo entre Brasil e Austrália, que foi maravilhoso, em que a Bárbara defendeu muito e sou apaixonada por futebol. A mobilização está ótima, mas acho que precisamos de ainda mais. Precisamos parar a rua, fortalecer as meninas sempre", diz ela.

<i>(Foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS)</i>


A principal responsável pela reunião de cerca de 300 pessoas no Bar da Dalva é a empresária Ludymilla Rodrigues, de 31 anos. Ela conta que um grupo de mulheres de Curitiba (PR), que tem um projeto de empoderamento feminino resolveu lançar a ideia de mobilizar a torcida para a Copa do Mundo feminina e fez contato com mulheres para serem embaixadoras nas capitais.

Em BH, coube a Ludymilla essa tarefa. "Eu fui mobilizando através de WhatsApp, o máximo das peladas de BH, amigos, amigo de amigo, o bar ajudou também, foi mais no boca a boca do futebol. Eu esperava que a mulherada viesse mesmo. Lotou, está faltando cadeira e eu acho ótimo isso, porque na copa dos meninos se você não chegar cedo você também não consegue e aqui também vai ter que ser assim", brinca ela.



A empresária espera que esse movimento seja o início da consolidação de uma cultura de valorização das mulheres no futebol. "Pela primeira vez a copa está sendo televisionada em tv aberta, as meninas agora compram camisa da seleção feminina, eu vejo que elas estão muito mais empolgadas. Obviamente tem muita coisa para melhorar, mas eu sinto que é um bom pontapé para a gente lutar pelo futebol e pela profissionalização da mulherada", completa.

Apaixonada pelo futebol feminino, a engenheira Cynthia Shema, de 49 anos, joga bola três vezes por semana e aprovou a torcida pela Seleção Brasileira Feminina. "Eu estou encantada, porque o futebol feminino sempre foi a minha paixão. E a gente se encontrar para admirar as nossas meninas é muito legal", diz ela.

<i>(Foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS)</i>


Quem também joga bola é a auxiliar fiscal Michelle Faria, 34. "A gente foi postando em todos os grupos para mobilizar as pessoas. Para incentivar o futebol feminino, que tem tanta qualidade, mas que tem poucas oportunidades. Então ver a Globo transmitindo e o povo se mobilizando para assistir, para dar força, incentivo, vibrar com as jogadas e com os gols, para a gente que joga bola e que curte é maravilhoso", afirma.

Em meio a inúmeros pedidos gerados pelo movimento surpreendente no Bar da Dalva, o gerente Joel Amorim disse que nos próximos jogos a estrutura dedicada ao público será maior. "É a primeira vez que isso acontece no futebol feminino. Vamos aumentar o número de televisões e de funcionários, colocando mais promoções e mais brindes para o público", afirma.

Os dois próximos jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo da França de futebol feminino estão marcados para a próxima quinta-feira, 13 de junho, às 13h, contra a Austrália, e depois para o dia 18 de junho, uma terça-feira, às 16h, diante da Itália.

Tags: Copa do Mundo Seleção Feminina futinternacional futfeminino selefut bh brasil