None

COPA DO BRASIL

Gols, jogos, artilheiros: veja o 'raio X' de Galo e Fortaleza na temporada

Clubes disputam série decisiva da Copa do Brasil, que vale pelo menos R$ 23 milhões

postado em 20/10/2021 09:21 / atualizado em 20/10/2021 10:03

(Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

Atlético  e  Fortaleza  disputam nesta quarta-feira, às 21h30, no Mineirão, o jogo de ida da semifinal da  Copa do Brasil . O Superesportes fez um 'raio X' de como os clubes chegam para a série decisiva, que vale pelo menos  R$ 23 milhões (premiação do vice-campeão do torneio) .

Nesta temporada, o Galo jogou poucas partidas a mais que o Leão do Pici: 59 x 54. Em relação ao aproveitamento, o time mineiro (73,4%) foi melhor do que o cearense (66%). 

Ao todo, o Atlético marcou 99 gols e tem em Hulk o artilheiro do time, com 23 tentos. Por sua vez, o Fortaleza mandou 86 bolas nas redes dos adversários, sendo Robson e David os goleadores da equipe, com 12 gols cada.

Como mandante, o Galo sustenta um desempenho impressionante: 29 jogos, com 23 vitórias, cinco empates e uma derrota (85% de aproveitamento). Em casa, foram 62 gols marcados e 13 sofridos.

Os números do Fortaleza como visitante dão esperança ao torcedor de um bom resultado nesta quarta-feira, no Mineirão. Ao longo de 2021, o time cearense fez 26 jogos fora de casa, com 15 vitórias, seis empates e cinco derrotas (65,3% de aproveitamento). Longe do Castelão, foram 39 gols marcados e 21 sofridos.

Análise do Fortaleza


O repórter Brenno Rebouças, do jornal 'O Povo', disse que o Fortaleza está motivado para os jogos decisivos contra o Atlético. "O Fortaleza chegou a uma inédita semifinal de Copa do Brasil, e o time acredita muito na possibilidade de avançar, mesmo sabendo do favoritismo do Atlético e da dificuldade do jogo. É um grupo que acredita muito em si", disse.

"Em jogos eliminatórios, percebe-se que a motivação é ainda maior. Vojvoda tem o grupo na mão e os jogadores entregam tudo em campo por ele", acrescentou o jornalista.

O Atlético pode esperar um adversário de muita movimentação em campo. "É um time que se movimenta muito em campo e confunde o adversário. Pikachu, por exemplo, é ala pela direita, mas em muitos momentos está pelo meio, noutros como ponta. O mesmo acontece com Crispim, ala pela esquerda. A maioria dos volantes tem muita facilidade de sair para o jogo, sendo Ederson e Ronald os que chegam mais perto da área adversária; Felipe é o homem do passe mais qualificado, vertical e Jussa o cara mais da marcação", analisou Rebouças.

Outro ponto forte do time cearense é a bola alçada na área. "Fortaleza é forte na bola parada, fez grande parte dos gols da temporada assim. Crispim é quem cobra escanteios e faltas. Os zagueiros são sempre armas perigosas por cima", frisou o repórter.

Atlético e Fortaleza disputaram dois jogos nesta temporada, ambos pelo Campeonato Brasileiro. O time cearense venceu o Galo por 2 a 1, no Mineirão, mas perdeu no Castelão, por 2 a 0.

ATLÉTICO NA TEMPORADA 2021


Jogos: 59 (39 vitórias, 13 empates e sete derrotas)
Aproveitamento: 73,4%
Gols marcados: 99
Gols sofridos: 35
Saldo: 64
Como mandante: 29 jogos (23 vitórias, cinco empates, uma derrota, aproveitamento de 85%, com 62 gols marcados e 13 sofridos)
Artilheiro: Hulk (23 gols)
Desempenho por competição: Campeão mineiro, eliminado na semifinal da Copa Libertadores, é semifinalista da Copa do Brasil e lidera o Campeonato Brasileiro
Provável escalação: Everson; Guga, Réver (Igor Rabello), Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair (Tchê Tchê), Matías Zaracho e Nacho Fernández; Keno e Hulk. Técnico: Cuca
Desfalques: Mariano (pubalgia) e Nathan Silva (jogou Copa do Brasil pelo Atlético-GO)

Trajetória até a semifinal da Copa do Brasil: 

Remo 0 x 2 Atlético - 3ª fase
Atlético 2 x 1 Remo - 3ª fase
Atlético 2 x 0 Bahia - Oitavas de final
Bahia 2 x 1 Atlético - Oitavas de final
Fluminense 1 x 2 Atlético - Quartas de final
Atlético 1 x 0 Fluminense - Quartas de final


FORTALEZA NA TEMPORADA 2021


Jogos: 54 (31 vitórias, 14 empates e nove derrotas)
Aproveitamento: 66%
Gols marcados: 86
Gols sofridos: 42
Saldo: 44
Como visitante: 26 jogos (15 vitórias, seis empates, cinco derrotas, aproveitamento de 65,3%, com 39 gols marcados e 21 sofridos)
Artilheiros: Robson e David (12 gols)
Desempenho por competição: Campeão cearense, eliminado na semifinal da Copa do Nordeste, é semifinalista da Copa do Brasil e terceiro colocado do Campeonato Brasileiro
Provável escalação: Felipe Alves; Tinga, Titi, Jussa (Bruno Melo); Pikachu, Éderson, Felipe (Ronald), Matheus Vargas (Jussa) e Lucas Crispim; Romarinho e Robson (Edinho). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Desfalques: Marcelo Benevenuto (jogou Copa do Brasil pelo Botafogo), Lucas Lima (jogou Copa do Brasil pelo Palmeiras) e David (suspenso)

Trajetória até a semifinal da Copa do Brasil:


Caxias-RS 0 x 1 Fortaleza - 1ª fase
Fortaleza 1 x 0 Ypiranga-RS - 2ª fase
Fortaleza 1 x 1 Ceará - 3ª fase
Ceará 0 x 3 Fortaleza - 3ª fase
Fortaleza 2 x 1 CRB-AL - Oitavas de final
CRB-AL 0 x 1 Fortaleza - Oitavas de final
São Paulo 2 x 2 Fortaleza - Quartas de final
Fortaleza 3 x 1 São Paulo - Quartas de final

Tags: galo fortaleza copadobrasil fortalezace