None

ATLÉTICO

Pesquisa: em BH, 70% dizem que título do Atlético na Série A será merecido

Galo pode ser campeão nacional na próxima semana; instituto mapeou, também, índice de 'justiça' sobre eventual vitória alvinegra na Copa do Brasil

postado em 26/11/2021 19:42 / atualizado em 26/11/2021 19:53

(Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O Atlético tem oito pontos de vantagem sobre o Flamengo na ponta da Série A do Campeonato Brasileiro e, em Belo Horizonte, a campanha é tão valorizada que 70% dos moradores da cidade acreditam que o provável título nacional do Galo é merecido. O dado consta em pesquisa do  Instituto Opus , em parceria com o Estado de Minas/Superesportes, divulgada nesta sexta-feira (26/11) .

A temporada alvinegra pode ser histórica - em 12 e 15 de dezembro, o clube enfrenta o Athletico-PR na finalíssima da Copa do Brasil. E, em BH, 69% creem que, se for para a Sede de Lourdes, o título do torneio eliminatório estará em merecido destino.

E, apesar da imensa maioria favorável às conquistas, há as vozes contrárias. Para 17% dos entrevistados, o time do técnico Cuca não merece vencer o Brasileirão. Sobre a Copa do Brasil, 18% acham que o eventual triunfo alvinegro não será merecido. Para as duas perguntas, houve abstenção de 13%.

Especialmente entre os atleticanos, a taxa de merecimento das hipotéticas vitórias é avassaladora. Para 97% deles, o título brasileiro terá dono justo se ficar em BH; em relação à Copa do Brasil, o índice sobe para 99%.

Os pesquisadores do Instituto Opus entrevistaram 300 pessoas em BH. Desses, 36,33% declararam torcer para o Galo; outros 34,67% citaram o Cruzeiro como clube do coração. O América, que atravessa grande ano, foi citado por 1%. Somados, outros times representaram 4,33% das menções. Houve, ainda, 23,67% declarando não ter preferência futebolística.

A pesquisa


Para construir o levantamento, foram feitas entrevistas presenciais em todas as nove regionais de Belo Horizonte. Os dados foram coletados entre ontem e esta sexta. A margem de erro é de 5,8%.

"As 300 entrevistas foram divididas proporcionalmente à população das regionais. Dentro das regionais, foram sorteados locais com probabilidade proporcional ao tamanho. Quanto maior a localidade, maior a chance de ser sorteada", explica Matheus Dias, diretor do Opus.

O cenário no Brasileiro


O título do Galo no certame nacional pode estar perto. A conquista ainda não pode vir neste domingo (28), quando o time recebe o Fluminense, no Mineirão, às 16h. Apesar disso, há chances de a glória chegar na terça-feira, mesmo sem os alvinegros entrarem em campo.

Se vencer o Flu, o Atlético vai abrir 11 pontos em relação ao Flamengo. Para evitar o título antecipado do time mineiro, o Rubro-Negro seria obrigado a vencer o Ceará, no Maracanã, na terça.

Se houver sucesso rubro-negro na missão, porém, basta ao Galo derrotar o Bahia na quinta-feira (2), na Fonte Nova, em Salvador.

Tags: campeonato brasileiro Atlético pesquisa Galo SerieA