None

GALO BICAMPEÃO BRASILEIRO

Atlético não incluirá segunda estrela em escudo após conquistar Brasileiro

Diretoria do Galo optou por manter o escudo no formato atual; torcida estava dividida quanto a mudanças

postado em 04/12/2021 19:46 / atualizado em 04/12/2021 20:53

(Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
 
A conquista do Campeonato Brasileiro de 2021 não vai ser representada no uniforme do Atlético. O clube já decidiu que não vai incluir a segunda estrela em seu escudo oficial – que contém a estrela amarela em referência ao troféu de 1971. A decisão foi da diretoria alvinegra, que optou por manter o padrão atual. 
 
Qualquer alteração no uniforme ou escudo precisa passar por votação no Conselho Deliberativo alvinegro. E o assunto não entrará em pauta no clube, afirma o diretor de Comunicação do clube, André Lamounier. "É algo que não está em discussão. Foi uma decisão da diretoria”, disse Lamounier.
 
Desde a conquista do Brasileiro de 1971, o Atlético utiliza uma estrela amarela acima do escudo como adorno. Ao longo dos tempos, desde a fundação do clube, algumas mudanças estruturais no escudo aconteceram, mas sem grandes alterações – como em 1922, com o fim do escudo oval para a adoção do formato semelhante ao atual.
 
Depois da épica vitória sobre o Bahia, Cuca brincou com o fato de querer ver as duas estrelas no peito: “Meu sonho era tirar essa estrela, colocar ela para o lado e colocar mais uma aqui. Agora, a gente tem duas”.
 

Opiniões diferentes  

A inclusão da segunda estrela dividia os torcedores. O estudante Felipe Thomazi, de 23 anos, era contra a mudança no brasão atleticano.

"Não sou a favor da inclusão da segunda estrela, porque acredito que o escudo com uma estrela só já é uma coisa característica do Atlético. Eu acho que o escudo tem que ter uma estrela apenas, independentemente do número de títulos". 
 
O jornalista Fael Lima, comentarista da TV Alterosa, disse que preferia ver a camisa sem estrela: "Sou a favor de tirar a estrela. Já que o Atlético encara como alusão a título, eu sou a favor de tirar. Se o Atlético encará-la de nova forma, um novo simbolismo, pode mantê-la, desde que não apareça nas aplicações de uso da marca. O Atlético obriga a usar a estrela quando aparece o escudo e isso atrapalha o escudo em vários locais".
 
A estudante Amanda Nicolato, de 24,  tem a mesma opinião de Fael: "Já discuti isso bastante, antes de o título vir mesmo. Acho que, primeiro, mudar o símbolo é uma oportunidade de fazer dinheiro e tudo que é rentável para o Atlético está sendo legal. Mas, na minha opinião, é mais legal tirar. Puramente por estética. Deixar sem estrela. Tem que mexer, mas prefiro que tire e deixe sem nenhuma do que acrescentar mais uma. Acho que vai ficar estranho".
 

Proposta  

 
Recentemente, o deputado estadual Virgílio Guimarães (PT), de 71 anos, conselheiro do clube, enviou proposta para alterar o nome e escudo do clube.

Sua ideia original era mudar a denominação da equipe para “Clube Atlético Mineiro Galo Forte”. Logo, no brasão, as iniciais CAM seriam substituídas por GALO. A proposta não foi para votação.

Tags: uniforme Brasileiro Atlético Série A estrela escudo