None

SANTA CRUZ

Aposta, Derlis Alegre terá missão de reverter insucessos recentes de 'gringos' no Arruda

No recorte das últimas sete temporadas, safra de jogadores estrangeiros não rendeu boas passagens no elenco Tricolor; relembre

postado em 18/04/2020 14:00 / atualizado em 18/04/2020 10:44

(Foto: Nacional Paraguai/Divulgação)
Depois de três anos, o Santa Cruz voltou a apostar em estrangeiros no elenco. Neste início de temporada, trouxe o paraguaio Derlis Alegre, a última contratação do clube até a paralisação do futebol por conta do novo coronavírus. Mas, além do atacante ter a incumbência de suprir a lacuna nos lados de ataque, a principal carência da equipe do técnico Itamar Schülle no momento, o jogador terá outro desafio: o de reverter os insucessos recentes de ‘gringos’ que passaram no Arruda.   

A reportagem do Diario de Pernambuco fez um balanço recente, recortando os nomes trazidos pelo Santa Cruz nas últimas sete temporadas* e, no que pesa a passagem dos jogadores estrangeiros no Tricolor, é unânime: poucos deixaram saudade na torcida. Escassez de gols e baixa minutagem em campo foram um dos fatores encontrados pelo DP Esportes para apontar este cenário. 

Neste intervalo de sete anos, a maioria dos nomes que chegaram para reforçar o plantel da Cobra Coral se situaram no meio de campo e ataque, com exceção do lateral direito argentino Gabriel Vallés, que reforçou o elenco de 2017. Foi assim com os atacantes Facundo Parra (2017), Matías Pisano (2016), Johnson Macaba (2007) e os meias Frederico Gino (2017), Alex Bolaños (2016) e Fabían Coronel (2013). 

Dentre os jogadores de ataque, foi o meia argentino Frederico Gino, com 16 partidas e um gol feito, que teve mais oportunidade de jogo: disputou duas sequências de duelos seguidos. Na ocasião, os jogos de ida e volta contra o Itabaiana, pela Copa do Nordeste, e contra Náutico e Salgueiro, ambos pelo Campeonato Pernambucano.  Único representante da defesa tricolor, o lateral Gabriel Vallés foi o único entre os ‘gringos’ a disputar três partidas consecutivas no Santa Cruz. 
 
Outros nomes, como o angolano Johnson Macaba - esteve em campo 13 vezes e marcou dois gols, -  e o atacante argentino Facundo Parra, contratado para suprir a ausência de Zé Carlos, que pediu desligamento do clube por ‘razões pessoais’ em 2017, também passaram longe de agradar. O substituto do então camisa nove coral, por exemplo, jogou oito partidas e não marcou gols. Só disputou 90 minutos uma vez e em um clássico contra o Sport. Nos restantes dos jogos, Facundo Parra sempre entrava no decorrer do jogo. 

No Santa Cruz de 2020, Derlis Alegre tem o clube pernambucano como a primeira experiência fora do seu país de origem. No Paraguai, o avançado atuou por cinco temporadas no Sportivo Luqueño, de 2013 a 2017, até ser transferido para o Nacional (PAR), onde esteve nos anos de 2018 e 2019. Nesta temporada, ainda não atuou. No total, foram 179 jogos e 17 gols marcados. A saber se vai dar certo no Tricolor do Arruda. 

Jogadores 

2017


Gabriel Vallés, lateral direito 

Nove partidas disputadas
Nenhum gol
Maior sequência disputando 90’: três partidas 


Frederico Gino, meia

16 partidas disputadas
Um gol marcado
Maior sequência disputando 90’: duas vezes, em duas partidas 


Facundo Parra, atacante

Oito partidas disputadas
Nenhum gol
Maior sequência disputando 90’: uma partida

2016

 

Alex Bolaños, meia 

Três partidas disputadas
Nenhum gol marcado
Maior sequência disputando 90’: nenhuma partida

Matias Pisano, meia atacante

Disputou 15 partidas 
Um gol marcado
Maior sequência de 90’: duas partidas

2013


Fabián Coronel, meia
 
Disputou uma partida 
Nenhum gol marcado
Maior sequência disputando 90’: nenhuma. Disputou apenas sete minutos.

2007 


Johnson Macaba, atacante
 
Disputou 13 partidas
Marcou dois gols
Maior sequência disputando 90’: não encontrada pela reportagem do Diario de Pernambuco.