None

FUTEBOL PERNAMBUCANO

Agora na beira do gramado, ex-goleiro Nilson assume Flamengo de Arcoverde no PE2019

Ídolo de Santa Cruz e Náutico tem cursos de preparação da UEFA e encara primeiro desafio na nova função, no estado que o acolheu há 19 anos

postado em 20/10/2018 12:00 / atualizado em 19/10/2018 23:32

Flamengo de Arcoverde/Facebook Oficial
O Flamengo de Arcoverde anunciou seu novo técnico para o Campeonato Pernambucano de 2019. E não é um nome qualquer. Tendo pendurado as luvas em 2017, o ex-goleiro Nilson, ídolo de Santa Cruz e Náutico no fim da década de 90 começo da década passada, assume o comando do Tigre do Moxotó. Desde antes de encerrar a carreira, ele já vinha estudando para assumir a função na beira do gramado. Agora, no estado que o “adotou”, surge a primeira oportunidade e, de cara, enfrentará as equipes onde fez história.

O ex-atleta representou o Tricolor entre 1999 e 2003. Não ganhou títulos com a camisa coral, mas tem um acesso marcante para a Série A, que conseguiu no seu primeiro ano de clube. No Timbu ele jogou em 2004, onde conquistou o estadual daquela temporada pelo Alvirrubro, e também atuou em 2005. Para a nova função, ele não parte “do zero”. Com cursos de capacitação da UEFA, ele chega trazendo consigo a bagagem de mais de dez anos no futebol do exterior, em especial nos campos de Portugal. O Superesportes conversou com Nilson, que contou sua trajetória para se tornar um treinador de futebol e sobre o compromisso assumido com o Flamengo de Arcoverde, além da sua relação com Pernambuco.

Vontade de se tornar técnico de futebol

"Isso já vem de mim de muito tempo atrás, mas isso aflorou mais quando fui para a Europa. Por estudar sobre tática, entender o jogo, sobre a curiosidade de perguntar aos técnicos sobre o treino, objetivos que tinham com aquele treino, sempre perguntava e me explicavam que aquele exercício gerava rotinas que eles queriam que o time fizesse no jogo. Me encantei com isso e passei a ver o futebol não mais como jogador, mas sim como treinador e analisando o jogo como treinador. Nos últimos anos, quando entendi que estava perto do fim da minha carreira, fui me preparar e fazer cursos da UEFA para quando deixasse de jogar futebol, não precisasse perder muitos anos para estudar para entrar no mercado."

Estudos através dos cursos da UEFA

"São cursos obrigatórios na Europa. Você pode ter sido craque, mas se tu não tiveres os cursos de formação exigidos pela UEFA, ninguém te abre as portas. Os cursos são reconhecidos pela UEFA. São feitos pelas instituições de futebol português, homologados pela Federação Portuguesa, todo conteúdo aprovado pela UEFA, e isso te habilita nos quatro cantos do mundo. Fiz o nível um e dois, faltam três e o quatro, e continuarei buscando conhecimento. Agora a CBF tem curso também para treinador, mas em breve esse curso passará também a ser reconhecido pela UEFA. E o conhecimento é sempre bem vindo, vai agregar. Vivemos hoje num mundo em que vários mercados estão muito exigentes, então nós precisamos nos capacitar e buscar ser diferentes para que as portas sejam  abertas para nós."

Oportunidade no Flamengo de Arcoverde

"Avalio como uma oportunidade única. Sou grato a Deus e ao presidente (do Flamengo de Arcoverde), senhor Olavo Bandeira, que está confiando no meu trabalho, minhas competências e farei de tudo para alegrar e estar à altura da confiança que ele depositou em mim. Vejo como uma oportunidade muito boa e com certeza aproveitarei."

Sentimento de começar a nova carreira em Pernambuco

"Pernambuco é um estado onde tenho um amor e carinho muito grande, onde fui muito bem acolhido e recebido por todos que gostam de futebol. Sempre obtive respeito e da minha parte sempre foi igual para com a imprensa e torcedores. Vai ser legal por voltar a estádios por onde joguei, enfrentar clubes por onde joguei e fui ídolo, como o Santa Cruz e o Náutico. Vai ser interessante, com certeza."

Projetos para a carreira

"Projetamos sempre o melhor. Uma frase que gosto de usar é “step by step”, ou seja, passo a passo. No momento, tenho que pensar no passo que darei agora. Não quero projetar o amanhã. Eu quero preparar o hoje, porque eu preparando bem hoje, o meu amanhã com certeza será melhor que hoje."