None

PERNAMBUCO

Federação, atletas e clubes prestam homenagem a Nereu Pinheiro, falecido hoje

Ex-treinador foi figura história do futebol pernambucano e morreu nesta quinta, em decorrência de um tumor na cabeça

postado em 12/12/2019 11:12 / atualizado em 12/12/2019 11:54

(Foto: Twitter/Ricardo Tocha)
O futebol pernambucano amanheceu mais triste nesta quinta-feira. Ainda cedo, foi confirmada a morte do ex-treinador de Sport, Santa Cruz, Central e América, Nereu Pinheiro. Vice-campeão da Copa do Brasil de 1989 pelo Leão, o comandante morreu no aniversário de 20 anos de uma de suas principais conquistas, o acesso à Série A do Santa em 1999. Conhecido como técnico revelador e figura emblemática do futebol local, Nereu recebeu diversas homenagens.

EVANDRO CARVALHO, PRESIDENTE DA FPF

"É uma pena, uma perda irreparável para a história do futebol. O Nereu se confunde com o próprio futebol pernambucano quando se fala em revelação. A grande maioria dos jogadores das últimas duas décadas nossas passaram pela mão de Nereu. Então, Nereu, além de ter sido um grande formador de atletas, também ajudou os nossos clubes nos momentos mais difíceis, quando não tinha dinheiro para contratar treinadores de fora. Ele foi responsável por grandes atuações à frente do elenco do Santa Cruz. E esse trabalho dele era muito de formar jogador, de buscar na base, de ter ajudado os clube da segunda divisão, os clubes intermediários.

Então é uma pena, mas foi bom, descansou, estava sofrendo, estava doente. É uma perda, mas é um nome que entra para a história. Já tomamos todas as medidas protocolares em homenagem a ele. É decretado o luto, é feita a notificação oficial, todos os registros para o histórico da Federação e da CBF”.

NELO CAMPOS, DIRETOR DE FUTEBOL DO SPORT

“Hoje perdemos um grande profissional para sua época, tinha suas dificuldades, verdade. Todos têm, difícil é admitirmos. Tinha suas limitações, sim, também temos, mas era profissional, sincero, leal, amigo e, acima de tudo, amava o que fazia. O futebol PE perde, sim, hoje um amigo que fez história e mesmo assim sempre contestado por ser prata da casa. 

No leão, além de várias passagens sempre marcantes, a maioria nas categorias de base, fez muitos jovens realizarem seus sonhos. Ele, também no futebol profissional do Sport, escreveu sua história para nós e para o Brasil todo. 

Poucos lembram e alguns não sabem, mas em 1989, primeiro ano da copa do Brasil, fomos vice-campeões e o técnico era nosso querido Nereu, com seu jeito simples é desconhecido do Sul e Sudeste fomos avançando e perdemos para o Grêmio num jogo polêmico até hoje”.

RICARDO ROCHA, EX-ZAGUEIRO DO SANTA CRUZ

SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE

SPORT CLUB DO RECIFE

 

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA CONFIANÇA/SE