None

SALGUEIRO

Presidente do Salgueiro festeja nova imagem da cidade e oferece título ao mascote assassinado

Para José Guilherme, título é uma homenagem a 'Bululu', mascote do clube morto em junho. Cidade está encrustrada no 'polígono da maconha'

postado em 07/08/2020 10:21 / atualizado em 07/08/2020 10:40

(Foto: Salgueiro AC/Divulgação)
Por muito tempo, o nome da cidade de Salgueiro foi atrelado à violência. Encrustrado no 'polígono da maconha', região propícia para o cultivo da planta que produz o entorpecente, e na 'encruzilhada do Sertão' entre os grandes centros do Recife e de Fortaleza, o município conviveu com números alarmantes de crimes de homicídio relacionados ao tráfico, sobretudo na década de 1990, auge da atividade em Salgueiro.

Mas de 2005 para cá, as manchetes depreciativas passaram a dividir espaço com o futebol, e o esporte se tornou motivo de orgulho para a cidade. Após o título do Salgueiro do Campeonato Pernambucano 2020, o presidente do Carcará, José Guilherme, destacou o novo significado que o nome da cidade passou a representar desde a refundação do clube como profissional.

"É muita emoção. Representamos uma cidade do interior de Pernambuco. Fundamos esse time para mostrar que é um lugar de gente trabalhadora e mostrar para o Brasil que é um lugar de gente de bem. Coroamos esse trabalho que vem desde 2005 e coroamos contra uma grande equipe, que não perdeu para ninguém, que é o Santa Cruz", festejou, em entrevista à Rádio Jornal.

Mas a violência ainda é presente em Salgueiro, e nem mesmo o clube foi poupado de uma perda brutal. No último dia 7 de junho, Leandro Adamys, mais conhecido como 'Bululu', que encorporava o Carcará mascote do clube nos jogos, foi assassinado por arma de fogo. "Essa vitória é para Bululu, nosso mascote. Ele não está aqui com a gente, mas sabemos que ele está comemorando", ofereceu José Guilherme.

"Queremos tirar a imagem ruim que a nossa cidade tinha. Todo lugar tem coisa ruim, gente violenta. Por isso, empresários e políticos fundaram esse time para divulgar a nossa cidade. Começamos a aparecer com a Copa do Brasil e agora já reconhecem que é a cidade do Carcará do Sertão."

Orgulho que José Guilherme pôde comprovar na volta do time para a cidade, com a taça de campeão pernambucano nas mãos. "Saímos do Arruda muito depois da meia noite e fomos jantar à 1h30 em uma churrascaria. De lá saimos às 4h da manhã direto para Salgueiro. Não deu nem para dormir. Chegamos na cidade e fomos recebido pelo prefeito (Clebel Cordeiro, ex-presidente do clube). Foi muito emocionante. Não só pela carreata, mas pelas pessoas simples nas calçadas comemorando. Muita gente com a bandeira do clube, com bolas verde, vermelha e branca (as cores do Salgueiro). Pessoas que tiveram um momento de felicidade, apesar desse momento de pandemia", comemorou, emocionado.