None

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Em estreia, Ortigoza decide com gol e assistência e Náutico bate o Afogados por 2 a 1

Atacante entrou aos 22 minutos do segundo tempo para brilhar na Arena

postado em 20/02/2018 21:53 / atualizado em 20/02/2018 22:31

Léo Lemos/DP
Uma vitória que teve um nome. O do atacante Ortigoza. Bastaram 25 minutos em campo para o paraguaio (foi acionado aos 22 do segundo tempo), para a principal contratação do Náutico na temporada ser o herói em uma vitória alvirrubra com um pênalti sofrido, um gol e uma assistência na vitória por 2 a 1 sobre o Afogados, na Arena de Pernambuco, na noite desta terça-feira. O resultado devolve a liderança do Estadual ao Timbu, mesmo que momentaneamente. Agora, a equipe torce nesta quarta contra o Central, que enfrenta o Vitória, também na Arena.

No jogo diante dos sertanejos, o técnico Roberto Fernandes utilizou um time todo reserva. Afinal, os titulares terão um compromisso ainda mais importante nesta quinta, diante do Bahia, em Salvador, pela Copa do Nordeste. Dessa vez, com todos à disposição. Resta saber se com Ortigoza entre eles.

O jogo

Diante da necessidade de escalar um time todo alternativo, o técnico Roberto Fernandes tentou ao menos manter a estrutura da equipe, com dois atacantes abertos, um centroavante e um meia de armação, atuando recuado. O problema foi as peças escolhidas para as funções. Mais especificamente, a utilização dos pratas da casa Odilávio e Tharcysio, que também foi um dos avançados de beirada mesmo sem ter tanta mobilidade.

Isso deixou a equipe travada, com os jogadores invariavelmente buscando sempre Rafael Assis no ataque - o único jogador do sistema ofensivo com maior movimentação. Mas, praticamente sem ter com quem dialogar, ficou difícil para ele. 

Além disso, o Timbu também abusou dos passes errados. Principalmente os volantes Cal Rodrigues e Hygor, responsáveis pela primeira bola de transição no meio de campo. Já o meia Júnior Timbó, pouco participativo, também não contribuiu para melhorar o poder ofensivo alvirrubro.

Com o Afogados também apresentando uma grande limitação técnica, foram poucas as oportunidades de gol em uma primeira etapa de dar dor nos olhos e motivar vaias da torcida alvirrubra à equipe na descida para os vestiários.

Segundo tempo

Insatisfeito com o desempenho da equipe na etapa inicial, Roberto Fernandes voltou para a etapa final com duas mudanças. Clebinho e Robinho entrando nas vagas de Júnior Timbó e Tharcysio, respectivamente. O cenário do jogo, porém, pouco mudou.

Só aos 19 minutos, o Náutico enfim obrigou o goleiro Evandrízio a fazer uma boa defesa. Mas em uma jogada de bola parada, com Cal Rodrigues cobrando bem um escanteio para boa cabeçada do zagueiro Camacho.

Ortigoza entra e decide

Aos 22 minutos, os torcedores alvirrubros se animaram ainda mais na Arena, após Roberto Fernandes promover a estreia do atacante Ortigoza na vaga de Odilávio.

Bastaram seis minutos em campo para o paraguaio fazer a diferença para o Timbu. Aos 28, o atacante sofreu pênalti cometido pelo goleiro Evandrízio, após se atrapalhar em uma bola fácil. Chamando a responsabilidade, o gringo foi para a cobrança e, com categoria, mandou para as redes. 

Porém, aos 37 minutos, outro estreante quase vira o vilão. No caso o lateral direito Bryan, que cometeu pênalti infantil sobre o volante Douglas. Na cobrança, Tarcísio deixou tudo igual na Arena.

Mas Ortigoza voltaria a aparecer decisivamente em favor do Timbu. Aos 43, o paraguaio recebeu, fez o pivô e deu assistência para Robinho, chutar cruzado e dar a vitória e a liderança ao Náutico.

Ficha do jogo

Náutico 2

Bruno; Bryan, Rafael Ribeiro, Camacho e Gabriel Araújo; Hygor, Cal Rodrigues e Júnior Timbó (Clebinho); Rafael Assis, Odilávio (Ortigoza) e Tharcysio (Robinho). Técnico: Roberto Fernandes.

Afogados 1 

Evandrízio; Walter, Algodão, Oséas e Thalison; Mádson, Douglas e Tarcísio; Roger (Charles), Etinho (Willian) e Rosivaldo (Hugo). Técnico: Pedro Manta.

Local: Arena de Pernambuco
Árbitro: Rodrigo José Pereira 
Assistentes: Ricardo Chianca e Humberto Martins
Gols: Ortigoza (29 min do 2º), Tarcísio (38 min do 2º) e Robinho (43 min do 2º)
Cartões amarelos: Rafael Ribeiro, Hygor (N)