None

NÁUTICO

Pelo Nordestão, Náutico joga bem, domina Sergipe e vence a primeira partida em 2019

Com mudanças na equipe, alvirrubros não encontraram dificuldades para bater os sergipanos por 2 a 0, em Aracaju, se recuperando na Copa do NE

postado em 22/01/2019 23:23 / atualizado em 23/01/2019 01:15

Léo Lemos/CNC
Depois de duas derrotas seguidas nos dois primeiros jogos oficiais da temporada, o Náutico, enfim, conseguiu a sua primeira vitória em 2019. Dominando a partida por inteiro, o Timbu não encontrou maiores dificuldades para bater o Sergipe por 2 a 0, no estádio Batistão, em Aracaju, se recuperando pela segunda rodada da Copa do Nordeste. Triunfo que também serve para devolver a confiança ao elenco alvirrubro. Não só pelo resultado, mas pelo bom futebol apresentado pelos pernambucanos, com a equipe bem distribuída em campo.

No próximo domingo, o Timbu terá outra teste para mostrar que entrou definitivamente nos eixos. No caso, o primeiro clássico do ano, no próximo domingo, contra o Sport, na Ilha do Retiro, pelo Campeonato Pernambucano. Competição onde também precisa reagir. Pela Copa do Nordeste, o Náutico só volta a campo no dia 2 de fevereiro, contra o Salgueiro, no Cornélio de Barros.

O jogo

Para a partida, o técnico Márcio Goiano promoveu quatro mudanças na equipe. Duas delas forçadas, com o volante paraguaio Jimenez ganhando a vaga do suspenso Josa e o prata da casa Rhaldney herdando o posto do lateral-direito Hereda, vetado de última hora devido a uma virose. Mas as duas alterações que mudaram de fato a forma do Náutico atuar foram por opções do treinador. Com Matheus Carvalho no ataque, na vaga de Thiago, e o meia Lucas Paraíba no posto de Jorge Henrique, poupado.

Com um maior preenchimento do meio de campo, o Náutico passou a atuar de forma mais compacta. O que reforçou a proteção da defesa, vazada cinco vezes nos últimos dois jogos, e fez com que a equipe chegasse mais inteira ao ataque, com os jogadores mais próximos, facilitando as tabelas. Desta forma, o Timbu foi o senhor da primeira etapa, com direito a oito finalizações em gol.

Com o time melhor distribuído em campo, o problema eram os erros individuais. Principalmente de passe. Por isso, o gol do Náutico só saiu aos 26 minutos, após boa jogada individual do atacante Wallace Pernambucano que ganhou da zaga, avançou, chutou e contou com a colaboração do goleiro Erivelton. De toda forma, vantagem merecida no placar. Quatro minutos depois, o próprio Wallace perdeu a chance de ampliar ao furar um bom cruzamento de Luiz Henrique pela direita.

Sem encontrar espaços na defesa do Náutico, o Sergipe ameaçou apenas uma vez nos primeiros 45 minutos, graças a uma falha na saída de bola do inseguro goleiro Luiz Carlos. Ninguém aproveitou. O time da casa foi para o vestiário sob vaias.
 

Segundo tempo

Na volta para a segunda etapa, mesmo com a boa atuação da equipe, o técnico Márcio Goiano promoveu uma substituição no Náutico, com a entrada do volante Maylson na vaga de Rhaldney. A intenção era fechar o único espaço de campo onde o Sergipe encontrou espaço para atacar. Com isso, Luiz Henrique foi deslocado para a lateral direita.

E não demorou muito para a mudança do treinador timbu se mostrar acertada. Justamente em uma descida pelo lado direito de ataque do Náutico, aos cinco minutos, Wallace Pernambucano serviu Malyson que avançou como homem surpresa no ataque e, livre, só teve o trabalho de tirar do alcance do goleiro do Gipão para marcar o segundo tento timbu.

Com a vantagem de dois gols, o alvirrubro pernambucano passou a jogar de forma mais cautelosa, a espera de um erro do Sergipe para encaixar um contra-ataque. A essa altura, a partida estava tão sob controle do Náutico, que Márcio Goiano se deu ao luxo de preservar Wallace Pernambucano, o melhor em campo, para a entrada de Rafael Oliveira, aos 27. 

Aos 40, o lateral Rhuan deixou o Sergipe com um jogador a menos após agredir Fábio Matos e receber o cartão vermelho deixando a situação ainda mais favorável. Sem sustos, o Timbu levou o jogo até o final. Garantindo os primeiros três pontos em 2019.

Ficha do jogo

Sergipe 0

Erivelton; Rhuan, Carlos Alexandre, Cláudio Baiano e Marinho Donizete; Ramalho, Brendon, Hereda e Natan (Igor Trindade); Ariel (Lulinha) e Leandro Love (Batata). Técnico: Luizinho Vieira.

Náutico 2

Luiz Carlos; Rhaldney (Maylson), Camutanga (Diego Silva), Sueliton e Assis; Jimenez, Luiz Henrique e Lucas Paraíba; Fábio Matos, Wallace Pernambucano (Rafael Oliveira) e Matheus Carvalho. Técnico: Márcio Goiano.

Local: Arena Batistão, em Aracaju.
Árbitro: Clizaldo Luiz Maroja (PB)
Assistentes: Oberto da Silva Santos e Schumacher Marques Gomes (ambos da PB)
Gols: Wallace Pernambucano, aos 26 min do 1º, Maylson, aos 5 min do 2º
Cartões amarelos: Rhuan, Hereda (S) , JImenez (N)
Expulsão: Rhuan (S)