None

NÁUTICO

Além dos gols, Wallace ganha ainda mais protagonismo com Gilmar Dal Pozzo no Náutico

Artilheiro e homem de referência, o 'Tanque' deve passar a ajudar também na criação de jogadas, atuando mais recuado em alguns momentos dos jogos

postado em 24/05/2019 15:38 / atualizado em 24/05/2019 15:35

<i>(Foto: Léo Lemos/ CNC)</i>
Mesmo com a contratação de Jorge Henrique para esta temporada, o atacante Wallace Pernambucano seguiu sendo a referência técnica do time. Decisivo, ajudou o Náutico a se encontrar após um começo de temporada turbulento e foi importante no início da sequência de 18 jogos sem perder - ainda que, durante, tenha saído da equipe. Homem de referência desde a chegada ao Timbu em 2018, o jogador é o artilheiro da equipe no ano com 11 gols em 25 partidas. 

Entretanto, pode-se afirmar que a função é uma novidade na carreira de Wallace. Até o Ceará - seu último clube antes de atuar no Náutico -, o jogador era meio-campista, atuando mais recuado, fazendo a ligação entre o meio e o ataque. E, pelos dois jogos da equipe sob o comando de Gilmar Dal Pozzo, há indícios de que ele poderá voltar a desempenhar este papel na equipe durante os jogos e ter ainda mais protagonismo - além de goleador. Em 2019, inclusive, o jogador tem quatro assistências.

“Wallace é um cara que possui variáveis. Ele era meia e agora joga mais avançado. Como o Náutico contratou jogadores versáteis, que dão a possibilidade de produzirmos variações táticas, se torna muito interessante esse movimento, pois, do meio para frente, nossa equipe tem transição e é muito rápida”, comenta o treinador.

Com o então técnico Márcio Goiano, a equipe jogava invariavelmente no 4-3-3, tendo apenas um jogador como referência no ataque, sendo justamente Wallace Pernambucano. Nas vezes em que o ‘Tanque’ atuou ao lado de Odilávio, era o prata da casa quem se movimentava mais e retornava para buscar o jogo com os meias.

Já com Gilmar Dal Pozzo, tem visto uma migração no estilo de jogo da equipe e também na formação. O novo treinador escala a equipe no 4-4-2, tendo dois jogadores no comando de ataque. Desta forma, abre espaço para um deles recuar mais. E, ora ao lado de Rafael Oliveira - como no duelo contra o Campinense -, ora ao lado de Odilávio - como diante do Treze -, é Wallace quem tem desempenhado esta função mais criativa.

“No momento em que ele vem para fazer parte do jogo apoiado, faz com que um zagueiro adversário acompanhe ele na marcação e abra espaço para infiltração de jogadores com essa característica como o Luiz (Henrique), o Matheus (Carvalho) e o Thiago”, explica.

“Caso o adversário não vier fazendo a marcação individual no Wallace, ele vai pegar a bola desmarcado e pode dar sequência na jogada, mas não esquecendo que ele, e é algo que eu cobro bastante dele, tem que ter (também) presença de área”, conclui Gilmar.

O número de gols marcados pelo 'Tanque', aliás, foram alavancados desde o sua vinda para o Alvirrubro. Pelo Náutico, são 22 gols no total. Durante toda a sua carreira, marcou 38. Ou seja, 57,8% de todos os gols foram marcados pelo Timbu. No entanto, o jogador enfrenta um pequeno jejum, já que está há quatro partidas sem balançar as redes.