None

NÁUTICO

Salgueiro garante vaga na Copa do Brasil; Náutico depende do Santa para o Nordestão

Chegada do Santa Cruz à final após eliminar o Timbu decreta vaga para o Carcará e complica a vida do Alvirrubro

postado em 30/07/2020 11:07

(Foto: Divulgação/Salgueiro e Paulo Paiva/DP Foto)
Depois de Santa Cruz e Sport, Pernambuco já conhece seu terceiro representante na Copa do Brasil de 2021. Será o Salgueiro, equipe que já disputou o torneio em outras cinco oportunidades, a última em 2018. A vaga chega após a classificação dos corais à final do Pernambucano sobre o Náutico, que, agora, eliminado, dependerá de um título dos corais para não ficar fora da Copa do Nordeste do próximo ano.

Contra o alvirrubro, pesa a pior classificação do clube no Ranking Nacional de Clubes da CBF (RNC). Assim, Sport e Santa Cruz, com os melhores rankings, já estão na Copa do Nordeste, enquanto a outra vaga será do campeão estadual. Em caso de título coral, o Náutico herda a vaga do RNC e vai ao pré-Nordestão. Triunfo interiorano, leva o campeão à fase de grupos, enquanto o Santa estará no pré-Nordestão, sem vagas para o Náutico.

Sendo ultrapassado pelo Ceará no Ranking Nacional de Federações (RNF), Pernambuco deve, ainda, perder a terceira vaga ao Regional, ficando apenas com duas vagas diretas à fase de grupos. Isso, porém, deve refletir apenas na edição de 2022, uma vez que a pré-Copa do Nordeste começa a ser disputada ainda sob a vigência dos rankings anteriores.

No Sertão, porém, o clima é mais animado, com o retorno garantido do Salgueiro para sua sexta participação na Copa do Brasil. O time, que já chegou até as oitavas de final, em 2013, herdou a vaga de melhor campanha na primeira fase, uma vez que o Santa Cruz, que a possuia, agora terá uma das vagas destinadas aos finalistas do Pernambucano.

Além de Santa Cruz, Sport e Salgueiro, mais dois times brigam por uma vaga na copa nacional: Retrô e Afogados. Se a Coruja superar o Salgueiro na semifinal, ela fica com a vaga pelo segundo ano seguido. Agora, se o Carcará for finalista, o Retrô irá à Copa do Brasil pela primeira vez na sua história.

Com a certeza da classificação de um dos dois, inclusive, Pernambuco já tem a garantia de ter dois times intermediários na disputa da Copa do Brasil na mesma edição, algo inédito para o estado. O Náutico ainda sonha com uma vaga, mas, para isso, ela terá que vir pelo título da Série B ou por uma boa classificação no Ranking da CBF, algo que ainda não é garantido.