None

BASQUETE

Com forte jogo coletivo, Universo/Brasília estreia com vitória no NBB

No Ginásio da Asceb, donos da casa batem o Botafogo por 78 x 63. Os 10 jogadores utilizados pelo time brasiliense pontuam na partida

postado em 17/10/2019 00:18 / atualizado em 17/10/2019 00:28

<i>(Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)</i>

Um ginásio da Asceb cheio viu o Universo/Brasília estrear com vitória no NBB 12. Nesta quarta-feira (16/10), diante de 861 pessoas, o time disputou uma partida equilibrada contra o Botafogo e saiu com o triunfo graças a um esforço coletivo da equipe. Sem favoritismo, o time da capital venceu os cariocas por 78 x 63.
 
Com um novo treinador, o Brasília foi eficiente para pontuar e intenso desde o começo. Sem deixar o ritmo cair, dificultou o jogo do Botafogo e saiu vitorioso. Os 10 jogadores utilizados pelo time da casa pontuaram. O armador Nezinho foi o cestinha da equipe, com 15 pontos. O ala Rafa Moreira e os pivôs Ronald e Fiorotto marcaram 10, cada um.
 
A coletividade do time foi destacada pelo capitão do grupo. “Nós temos uma equipe muito homogênea, sem nenhuma superestrela que vai fazer 20 pontos todos os jogos, então estamos humildes e sabemos que precisamos defender para termos a possibilidade de vencer os jogos”, disse Nezinho.
 
O Botafogo não conseguiu reagir no último quarto como fez contra o Minas, na última segunda-feira, e saiu derrotado no segundo jogo no NBB 12. Apesar do revés, o pivô Lucas Mariano foi o cestinha e melhor jogador da partida, com 24 pontos e sete rebotes.
 
Agora, o Universo/Brasília se prepara para enfrentar o Flamengo, atual campeão do NBB, na sexta-feira, às 21h10, no Ginásio da Asceb. O Botafogo volta à quadra em 29 de outubro, contra o Paulistano, no Rio de Janeiro.

O jogo
Equilíbrio. A estreia do Brasília na competição foi marcada por um placar equilibrado desde que a bola subiu. As equipes se alternaram na liderança e não conseguiram abrir grandes vantagens. Nezinho foi o destaque do Brasília, enquanto Lucas Mariano (24) e Cauê (20) mantiveram o Botafogo no jogo até os minutos finais.
Coelho, grande jogador alvinegro e destaque na partida contra o Minas, ficou devendo e viu Lucas Mariano e Cauê tendo de carregar o time. O Botafogo conseguiu terminar o primeiro tempo em vantagem (34 x 37), mas foi insuficiente. Na segunda metade do jogo, o Brasília espantou o sofrimento da torcida e, com foco na defesa, atropelou os cariocas no último quarto, sacramentando a vitória do time na estreia no campeonato nacional.

*Estagiário sob a supervisão de Fernando Brito