None

NBB

Pivô Ronald se despede do Brasília Basquete para reforçar o Minas

O brasiliense com passagens pela Seleção Brasileira deixa a capital federal após nove temporadas atuando por um time da cidade

postado em 16/09/2020 18:37 / atualizado em 16/09/2020 19:28

(Foto: Daniel Ferreira/CB/D.A Press)
O pivô Ronald Rudson, de 2,11 metros, se despediu do Brasília Basquete nesta quarta-feira (16/9). Após defender por quase uma década o time da cidade que o revelou, o brasiliense de 28 anos foi anunciado como o novo reforço no Minas. "Depois de nove temporadas jogando por Brasília, venho aqui me despedir dessa cidade maravilhosa, onde conquistei títulos e evolui como jogador e como pessoa. Obrigado à Torcida Uni Brasília pelo apoio sempre! Vocês são demais!", publicou o jogador nas redes sociais. 

Com passagens pela Seleção Brasileira, Ronald teve média de 11,6 pontos e 7,4 rebotes por partida na última temporada do NBB, chegando a 12,6 de eficiência. Em 2016, quando fazia a melhor temporada da carreira defendendo o extinto UniCEUB/Brasília, ele foi flagrado em um exame antidoping e ficou suspenso das competições oficiais de basquete por quatro anos. Em 2019, voltou às quadras após conseguir reduzir a pena, e, em fevereiro do ano seguinte, foi convocado para a Seleção Brasileira no lugar de Luís Felipe Gruber, que sofreu uma lesão e não pôde disputar a AmericaCup.
 

NBB 2020/2021 segue mesmo modelo de disputa


Após a última edição do Novo Basquete Brasil ter sido cancelada sem campeão por causa da chegada da pandemia de covid-19 no país, os clubes voltaram a debater sobre o modelo de disputa que será adotado na temporada 2020/2021, prevista para começar em 14 de novembro. A decisão foi pela manutenção do sistema de disputa para a 13ª edição do maior campeonato do basquete brasileiro, com a diferença de que o primeiro turno será realizado em etapas sediadas.

O modelo implica em colocar um grupo de times se enfrentando entre si em uma mesma cidade, com o objetivo de diminuir os deslocamentos das equipes na primeira fase da competição e de ter mais controle em relação aos protocolos sanitários para evitar o contágio do novo coronavírus. O formato do segundo turno segue em aberto e dependerá do cenário da pandemia no país. Caso o sistema volte ao convencional, com jogos nos ginásios de cada clube, o mandante em cada confronto será decidido no sorteio.

Também fica mantido a classificação para os playoffs. Dos 16 times participantes, os 12 primeiros colocados da fase de classificação avançarão para as oitavas de final. Segundo a Liga Nacional de Basquete (LNB), o cenário da pandemia no Brasil é analisado periodicamente por uma equipe multidisciplinar da Liga, formada por médicos, preparadores físicos, técnicos e atletas dos clubes do NBB desde o início da doença no país.