None

MERCADO DA BOLA

Lista: 20 jogadores sem contrato que podem reforçar seu time em 2018

Jogadores nesta condição são vistos como boas opções, já que podem se transferir de graça

postado em 15/12/2017 18:30 / atualizado em 15/12/2017 18:26

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press, Ivan Storti/Santos FC e Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Com o fim da temporada do futebol brasileiro, os clubes começam a remodelar seus elencos para 2018. Contratações, renovações e dispensas passam a integrar a pauta dos dirigentes, que, em época de vacas magras na maioria das equipes, precisam buscar soluções criativas no mercado da bola para se reforçar sem gastar muito. Com isso, jogadores em fim de contrato são vistos como boas opções de custo-benefício, já que podem se transferir de graça.
 
 
Vários times já se beneficiaram desse modelo de negócio: o Atlético-PR acertou com Thiago Carleto, que estava em fim de contrato com o Coritiba. O Palmeiras foi mais um a economizar com a ajuda do rival e trouxe Lucas Lima, ex-Santos. O alviverde, porém, perdeu de forma gratuita o volante Arouca e lateral-esquerdo Egídio, que foram para Atlético-MG e Cruzeiro, respectivamente. O Internacional, com Roger, ex-Botafogo, e o Bahia, com Nino Paraíba, ex-Ponte Preta, também se reforçaram sem precisar abrir os cofres.
 
 
O Correio listou 20 jogadores que ainda não têm vínculo renovado e podem aparecer na pré-temporada do seu time em 2018. Nomes conhecidos como Robinho, do Atlético-MG, Ricardo Oliveira, do Santos, e Lucas Barrios, do Grêmio, ainda não chegaram a um acordo com seus atuais clubes e podem trocar de camisa. 

Lista - 20 jogadores em fim de contrato

1. Robinho (Atlético-MG)
Nelson Almeida/AFP
 
O Rei das Pedaladas recusou a primeira oferta de renovação e as conversas com o Atlético-MG estão paradas. Desta forma, o jogador ainda pode deixar o clube. O Santos, mais uma vez, foi colocado como provável destino de Robinho.
 
2. Ricardo Oliveira (Santos)
Ricardo Saibun/Santos FC
 
O experiente atacante também tem vínculo somente até dezembro e conversa com a diretoria santista sobre uma possível extensão do contrato. Recentemente, foi apontado como alvo do Flamengo para o lugar de Guerrero, que está suspenso por doping.
 
3. Lucas Barrios (Grêmio)
Lucas Uebel/Gremio FBPA
 
O paraguaio também tem contrato até 31 de dezembro e deve conversar com o Grêmio sobre renovação após o fim do Mundial de Clubes. O River Plate, da Argentina, seria um dos interessados no futebol do atacante.
 
4. Fernandinho (Grêmio)
EITAN ABRAMOVICH/AFP
 
O atacante é outro que tem vínculo com o Grêmio até dezembro e deve conversar com o clube após o Mundial de Clubes. Recentemente, o Corinthians foi colocado com um dos interessados no futebol do atleta de 32 anos. 
 
5. Rafael Moura (Atlético-MG)
Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
 
Já está definido que o atacante não fica no clube mineiro para 2018. Após recusar proposta feita pelo Botafogo e ter sido especulado no Goiás, o He-Man procura uma nova camisa para vestir na próxima temporada.
 
6. Marlone (Atlético-MG) 
Bruno Cantini/Atlético-MG
 
O volante é mais um que deixará Minas Gerais no fim de 2017. Recentemente, a torcida do Sport, onde jogou em 2015, fez campanha na internet pelo retorno do jogador. O Bahia também já foi apontado como provável destino. 

7. Rafael Galhardo (Cruzeiro)
Ramon Lisboa/EM/D.A.Press
 
Devido aos problemas físicos que enfrentou durante sua curta passagem, Rafael Galhardo não permanecerá na Toca da Raposa em 2018. Agora, o lateral-direito busca um novo clube para atuar na próxima temporada.
 
8. Airton (Botafogo)
Vitor Silva/SSPress/Botafogo
 
O volante ainda não acertou a renovação com o alvinegro e afirmou que deseja permanecer. Porém, em entrevista recente, disse que recebeu diversas sondagens de equipes do futebol brasileiro interessadas no seu futebol.
 
9. Denis (São Paulo)
Douglas Magno/AFP
 
Após nove anos defendendo as cores do tricolor paulista, Denis foi informado de que não terá o vínculo renovado para 2018. Desta forma, Denis está livre no mercado e procura outra equipe para defender na próxima temporada.
 
10. Breno (Vasco)
Carlos Gregório/Vasco.com.br
 
O contrato do zagueiro com o São Paulo se encerra em dezembro, junto com o empréstimo ao Vasco. Livre no mercado, Breno afirmou que pretende ficar no Rio, mas ainda está em negociação para renovar com o cruz-maltino.
 
11. Gilberto (São Paulo)
Érico Leonan/saopaulofc.net
 
O atacante é outro que terá o contrato expirado em dezembro que não ficará no Morumbi na próxima temporada. Botafogo, Vasco e Corinthians já foram apontados como destino do jogador, que ainda não definiu seu futuro.
 
12. Rodrigo (Ponte Preta)
Site Oficial da Ponte Preta
 
Após a infantil expulsão por agressão ao atacante Tréllez, do Vitória, no jogo que decretou o rebaixamento da Macaca, o zagueiro é um dos nomes que está na barca do clube campineiro e busca de uma nova equipe para 2018.
 
13. Emerson Sheik (Ponte Preta)
Site Oficial da Ponte Preta
 
O experiente atacante, campeão da Libertadores e Mundial pelo Corinthians em 2012, também está entre os dispensados e não fica na Macaca para 2018. Sheik está no mercado e vestirá outra camisa na próxima temporada. 
 
14. Kanu (Vitória)
Maurícia da Matta/EC Vitória
 
Um dos poucos destaques do Vitória em 2017, o zagueiro também tem seu vínculo se encerrando em dezembro. Em entrevistas recentes, reforçou a vontade de permanecer no clube e negocia a renovação. Porém, uma saída não está descartada. 
 
15. Thiago Ribeiro (Santos)
Ivan Storti/Santos FC
 
Após passagem apagada pela Vila Belmiro, o atacante encerra seu contrato já sabendo que precisará buscar uma nova equipe para 2018. O alto salário que recebia no Santos pode ser um empecilho nas investidas de novos clubes. 
 
16. Durval (Sport)
Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
 
O experiente zagueiro é outro que tem futuro incerto, já que a renovação contratual com o Sport ainda não foi acertada. O atleta de 37 anos planeja jogar por pelo menos mais um ano no clube pernambucano, onde é ídolo. 
 
17. Wesley (Sport)
Williams Aguiar/Sport Club do Recife
 
Após uma passagem de apenas quatro meses no clube pernambucano, o volante foi informado na última quinta-feira (14/12) que não está nos planos para a próxima temporada e está à procura de uma nova equipe para jogar. 
 
18. Osvaldo (Sport)
Paulo Paiva/DP
 
O atacante também foi avisado que não está nos planos e é mais incluído na barca de fim de ano do clube pernambucano. O América-MG demonstrou interesse e negócio para contar com o jogador na volta à Série A. 
 
19. Carlinhos (Internacional)
Ricardo Duarte/Internacional
 
Após iniciar a temporada como titular, Carlinhos acabou perdendo espaço no Colorado durante a disputa da Série B. O lateral-esquerdo, que tem contrato até 31 de dezembro, não deve ficar no Beira-Rio em 2018 e espera propostas.

20. Pierre (Fluminense) 
Nelson Perez/Fluminense F.C
 
Após três temporadas no tricolor carioca, o volante informou nesta semana que não chegou a um acordo de renovação e não ficará nas Laranjeiras em 2018. O jogador aguarda propostas para definir qual a próxima camisa que vestirá.