None

FUTEBOL

Flamengo desapega do Mané Garrincha

Clube não mandou jogo no estádio pela primeira vez desde a reinauguração

postado em 15/12/2018 21:42 / atualizado em 15/12/2018 21:42

Breno Fortes/CB/D.A Press
Ao fazer as pazes com o Maracanã e terminar o ano com a melhor média de público do Brasil (37.549 pagantes), o Flamengo causou um efeito colateral. Deixou um elefante branco carente. Pela primeira vez desde a inauguração do Mané Garrincha, o clube carioca não mandou jogos no principal estádio da capital do país. O time rubro-negro até atuou no Distrito Federal em 2018, contra Nova Iguaçu, Fluminense e Vasco, mas sempre no papel de visitante. Consequentemente, prejuízo para os sócios torcedores daqui. Motivo: o preço do ingresso não beneficiou os parceiros do “Mais Querido”.

A mudança de hábito impressiona. O Flamengo é o maior inquilino do novo Mané Garrincha. De 2013 a 2018, jogou 24 partidas na arena. Foi anfitrião 18 vezes e hóspede, em seis. A arrancada no Campeonato Brasileiro, o sucesso de público no Maracanã e as novas regras da CBF para a venda dos mandos de campo explicam o desapego ao Mané e afetaram a agenda do estádio. Houve apenas três jogos da Série A na arena em 2019. Dois do Vasco e um, do Fluminense.

Do ponto de vista do marketing, o Flamengo fez gol contra. Brasília lidera o ranking de sócios torcedores fora do Rio. Há mais parceiros aqui do que em Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Os parceiros rubro-negros não tiveram descontos na compra do tíquete nas partidas contra os anfitriões cruz-maltinos e tricolores.

Presidente do Flamengo até 31 de dezembro, Eduardo Bandeira de Mello justifica a falta de jogos do time na cidade em 2018. “Nada contra o Mané Garrincha. Ao contrário, o Flamengo sempre se sentiu em casa aí. É um clube nacional, tem torcida em todos os lugares. Há três ou quatro arenas construídas para a Copa que sobrevivem hoje dos clubes de fora dos seus estados. Não posso garantir nada a partir de 2019, mas, como torcedor, acho que o Flamengo deve sempre reservar algumas datas para jogar em Brasília”, comentou ele em entrevista ao Correio. O dirigente será sucedido por Rodolfo Landim em 1º de janeiro.

 

“Nada contra o Mané Garrincha. Ao contrário, o Flamengo sempre se sentiu em casa aí. Não posso garantir nada a partir de 2019, mas, como torcedor, acho que o Flamengo deve sempre reservar algumas datas para jogar em Brasília”
Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo até 31 de dezembro


O dirigente aponta a mudança na regra da venda do mando de campo como um dos maiores adversários das turnês rubro-negras pelo Brasil. “Agora, há restrições no regulamento do Brasileirão. E, em 2018, não houve o torneio da Primeira Liga”, argumenta. Em uma votação realizada no início do ano na sede da CBF, os clubes decidiram limitar em até cinco jogos a realização de partida fora dos estados de origem. É obrigatória a concordância do visitante e da federação do clube anfitrião. Nenhum mando pode ser vendido nas cinco últimas rodadas do campeonato, ou seja, da 34ª até a 38ª.

Maracanã

Promotor de jogos, o empresário Ronielson da Silva Barbosa, o Roni, dono da agência Roni7, atribui o desinteresse do Flamengo à preferência por jogar no Rio em vez do mando de campo itinerante. “Houve mudança de planos da diretoria, nada além disso”, pondera. Sem o cliente, ele trouxe para Brasília jogos do Nova Iguaçu, do Vasco e do Fluminense.

O secretário de Esporte, Turismo e Lazer do DF, Jaime Recena, intermediou negociações para trazer o Flamengo ao Mané Garrincha no governo Rodrigo Rollemberg, mas também precebeu mudanças. “Eles só vieram como visitantes. Escolheram jogar no Rio, ao que parece, por uma questão estratégica. Mas fizemos a nossa parte”.

Em 2016, o presidente rubro-negro Eduardo Bandeira de Mello veio ao Palácio do Buriti e fechou com o governador Rodrigo Rollemberg um pacote de seis jogos no Mané Garrincha. Três anos antes, o clube firmou acordo semelhante na gestão de Agnelo Queiroz e também disputou seis partidas em Brasília.

“Eles só vieram como visitantes. Escolheram jogar no Rio, ao que parece, por uma questão estratégica. Mas fizemos a nossa parte”
Jaime Recena, secretário de Esporte, Turismo e Lazer do GDF


Onde estiver estarei?


Rio à parte, os estados que mais têm sócios torcedores do Flamengo são: Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Pensando nesses mercados, o clube lançou recentemente um novo plano batizado de off-Rio — o Onde Estiver. O texto dá a entender que o time se exibirá cada vez mais no Maracanã e deixará de lado arenas deficitárias como o Mané Garrincha e as arenas Pantanal, das Dunas e Amazônia.

“Sócios torcedores de fora do Rio poderão trocar pontos para participar de sorteios de viagens ao Rio, com passagens e hospedagem pagas, para assistir ao Flamengo no Maracanã. Essa é uma forma de o clube agradecer à torcida que sempre dá show, não importa onde. É claro, os sócios torcedores do plano Onde Estiver poderão, também, participar dos sorteios”, diz o texto publicitário divulgado em agosto.

A proposta acrescenta: “Os sócios torcedores de fora do Rio poderão, também, trocar pontos para comprar mais um ingresso com desconto de sócio-torcedor (além do oferecido pelo plano) em jogos no seu estado. Além disso, terão acesso a toda a rede de descontos do Nação, assim como às demais experiências que o programa oferece”. (MPL)


Flamengo no novo Mané

2013: 6 como mandante, 2 como visitante
2014: 1 como mandante, 0 como visitante

2015: 3 como mandante, 0 como visitante
2016: 6 como mandante, 1 como visitante
2017: 2 como mandante, 0 como visitante
2018: 0 como mandante, 3 como visitante
Resumo: 18 como mandante, 6 como visitante

 

Os 24 jogos do Flamengo na arena


» 2013
26/5 – Santos 0 x 0 Flamengo (Brasileirão)
6/7 – Flamengo 2 x 2 Coritiba (Brasileirão)
14/7 – Vasco 0 x 1 Flamengo (Brasileirão)
4/8 – Flamengo 3 x 0 Atlético-MG (Brasileirão)
7/8 – Flamengo 1 x 1 Portuguesa (Brasileirão)
18/8 – Flamengo 0 x 0 São Paulo (Brasileirão)
24/8 – Flamengo 0 x 1 Grêmio (Brasileirão)
6/10 – Flamengo 1 x 1 Vasco (Brasileirão)


» 2014
20/4/2014 – Flamengo 0 x 0 Goiás (Brasileirão)


» 2015
18/1 – Flamengo 0 x 0 Shakhtar Donetsk (Granada Cup)
17/9 – Flamengo 0 x 2 Coritiba (Brasileirão)
22/11 – Flamengo 1 x 1 Ponte Preta (Brasileirão)


» 2016
21/2 – Fluminense 1 x 2 Flamengo (Carioca)
9/3 – Flamengo 1 x 1 Figueirense (Primeira Liga)
30/3 – Flamengo 1 x 1 Vasco (Carioca)
5/6 – Flamengo 1 x 2 Palmeiras (Brasileirão)
19/6 – Flamengo 2 x 2 São Paulo (Brasileirão)
10/7 – Flamengo 2 x 0 Atlético-MG (Brasileirão)
21/8 – Flamengo 2 x 1 Grêmio (Brasileirão)


» 2017
9/2 – Flamengo 2 x 0 Grêmio (Primeira Liga)
26/3 – Flamengo 2 x 2 Vasco (Carioca)


» 2018
4/2 – Nova Iguaçu 0 x 1 Flamengo (Carioca)
7/7 – Fluminense 0 x 2 Flamengo (Brasileirão)
15/9 – Vasco 1 x 1 Flamengo (Brasileirão)