Vôlei
None

JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO

Cidadezinha de MG impressiona com um atleta olímpico por 20 mil habitantes

Em Iturama, no Triângulo Mineiro, nasceram Maurício Souza (vôlei) e Ana Sátila (canoagem), que estão em Tóquio para a Olimpiíada

postado em 28/07/2021 04:00 / atualizado em 28/07/2021 11:26

(Foto: Luis Acosta / AFP)


Às margens do Rio Grande, a pequena Iturama, de menos de 40 mil habitantes, parece ter todas as características do típico interior mineiro. Mas o município, localizado no Triângulo, possui uma marca que salta os olhos de quem acompanha esporte. Mesmo com uma população tão pequena, a cidade viu nascer dois representantes olímpicos do Brasil em Tóquio: Maurício Souza (vôlei) e Ana Sátila (canoagem).



O meio de rede nasceu em 29 de setembro de 1988, dias depois de a Seleção Brasileira Masculina de Vôlei amargar o quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Seul. "Nasci em Iturama e morei em Limeira do Oeste, que é pertinho, até os meus nove anos. E aí voltamos para Iturama", conta, em entrevista ao Superesportes.

Ana Sátila nasceu em 13 de março de 1996, quando Maurício já havia se mudado da cidade, e ficou por lá até 2001. "Foi um local muito especial na minha infância. Vivi pouco tempo, saí de lá aos cinco anos, mas tenho muitas recordações. Metade da minha família ainda vive lá, tenho tios, tias, primos, a vizinhança, que era muita (risos). Tento manter muito contato, apesar de ter saído muito nova, mas é a minha cidade, onde nasci e que vou levar de recordação para sempre", diz.

Iturama é a segunda cidade mineira com mais representantes nos Jogos do Japão, atrás apenas de Belo Horizonte. A capital enviou seis dos 20 competidores nascidos em Minas Gerais (Jaqueline Mourão, do ciclismo MTB; Vinícius Lanza, da natação; Ícaro Miguel, do taekwondo; Marcelo Melo, do tênis; além de Carol e Gabi, ambas do vôlei).

A pequena localidade do Triângulo Mineiro só é igualada por duas cidades muito maiores. Juiz de Fora (mais de 500 mil habitantes) e Contagem (cerca de 600 mil) também possuem dois atletas no Japão.

(Foto: Yuri Cortez / AFP)


Por conta das idas e vindas, Maurício e Ana viveram na mesma cidade por pouco tempo. E, apesar da população pequena, os dois só foram se conhecer anos mais tarde, quando já eram atletas de alto rendimento.

Eles estiveram nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e agora se reencontraram em Tóquio.

"Sensacional. É uma cidadezinha de 35 mil habitantes e tem dois representantes olímpicos. Fantástico! É uma cidade que eu amo muito, toda região do Triângulo Mineiro. Todos me tratam super bem, têm um carinho imenso pelo que faço, pelo meu trabalho", conta Maurício, que estava no Taubaté e na próxima temporada voltará a defender o time do Minas.



Depois de deixar Iturama, Ana Sátila passou por várias cidades, mas não quer esquecer as origens. "A gente está sempre viajando e tentando levar um pedaço do seu local, de onde você nasceu, mundo afora. Este é o meu objetivo: sempre contar de onde eu vim e para onde estou indo. Iturama tem esse pedacinho do meu coração. Sempre quero mostrar e falar de tudo o que vivi lá, apesar de não ter sido muito. Mas carrego a cidade. Foi uma parte muito especial da minha vida e que com certeza me formou, formou a pessoa que sou hoje", disse.

(Foto: Luis Acosta / AFP)


Campeão no Rio de Janeiro, Maurício busca o segundo ouro olímpico da carreira. Já Ana Sátila, que participou dos Jogos no Brasil e também nos de Londres em 2012, persegue a primeira medalha. Certo é que, independentemente dos resultados no Japão, os dois levarão consigo a bandeira de Iturama.


Tags: volei minas gerais iturama maisesportes toquio2020