Vôlei
None

Upis enfrenta o Botafogo na estreia dos playoffs da Superliga B masculina de vôlei

Partida será às 17h deste sábado (17/3), no ginásio da AABB. No confronto da fase classificatória, o alvinegro carioca venceu, mas somente no tie-break

postado em 17/03/2018 08:00 / atualizado em 16/03/2018 19:16

A Upis começa os playoffs da Superliga B, neste sábado (17/3), às 17h, no ginásio da AABB, em Brasília, diante do Botafogo, time do coração de Bebeto de Freitas, ídolo do vôlei que morreu na última terça-feira. "Ele foi um cara que comandou uma geração. Esse pessoal mais novo quase não o conhece, mas os mais antigos sabem que ele foi técnico não só da Seleção Brasileira, como da seleção italiana, que era uma das melhores do mundo, e ainda gerou frutos como o técnico Bernardinho", comentou Flávio Thiessen, técnico da Upis.
 
Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press


Na atual temporada da Superliga B, Upis e Botafogo travaram um duelo emocionante pela 6ª rodada, que foi decidido apenas no tie-break e teve até queda de luz no ginásio da AABB. A vitória ficou com os visitantes alvinegros, que fecharam o jogo por 3 x 2, com parciais de 12/25, 23/25, 26/24, 25/21 e 13/15. 

As memórias do confronto estão vivas no elenco brasiliense e servem de fonte de motivação para o desafio que os espera em quadra. "O Botafogo é um time forte, que tem um investimento alto e se estruturou para subir para a elite, mas o nosso jogo foi 3 x 2, ou seja, muito equilibrado. É um jogo aberto", avalia Thiessen.

A experiência do elenco do Botafogo

O tal investimento carioca foi revertido em experiência no elenco. Tanto que o levantador Marcelinho, 43 anos e medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, é peça chave na equipe alvinegra na busca pela vaga na elite do vôlei brasileiro. "Todo levantador tem uma característica específica no jogo, e o Marcelinho não. Ele sente como está a partida e joga em função disso. Então, é muito difícil de marcar", analisa Enoch, o jogador mais velho da Upis.
 
Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press
 
 
Ao 40 anos, Enoch é o principal responsável por elevar a média de idade na equipe formada majoritariamente por jovens universitários, bolsistas da Upis. “O jogo vai ser a experiência contra a juventude, tirando eu, que sou o 'titio' do elenco brasiliense”, brinca, ao completar com o questionamento de quem vai vencer no fim: "Experiência ou empolgação?". No meio da garotada, Enoch brinca que não está no time para jogar, e sim para fazer os meninos jogarem. "Minha função é ser uma espécie de termostato: puxar a equipe quando o jogo dificultar ou acalmar os garotos quando o jogo pedir", exemplifica.  

Em histórico recente, Botafogo e Upis se conhecem bem. Os dois times repetem o cruzamento das quartas de final da Superliga B do ano passado, em que o clube carioca levou a melhor ao vencer os dois jogos em casa, após perder o primeiro na capital federal. As regras seguem as mesmas para esta temporada. Avança às semifinais o time que vencer a série de melhor de três jogos — caso seja necessária, a terceira partida é realizada na casa da equipe de melhor campanha, no caso, o Botafogo, que terminou a fase classificatória em terceiro lugar.

O clube carioca ficou em terceiro após conquistar cinco vitórias e chegar a 14 pontos. Já a Upis terminou na sexta colocação, com 10 pontos em uma campanha de três vitórias em sete jogos.