Volei

Bernardinho convoca Seleção para a Liga Mundial com seis jogadores que atuam em Minas

Foram chamados cinco atletas do Cruzeiro, além de Samuel, do Minas

Redação Agência Estado

Samuel, do Minas, que esteve nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, está de volta à Seleção Brasileira
O técnico da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei, Bernardinho, anunciou nesta segunda-feira a lista do convocados para a disputa da Liga Mundial. E a relação contou com algumas novidades. De Minas, foram chamados seis jogadores. Do Cruzeiro, campeão da Superliga, com o título conquistado no último domingo, ao bater o Sesi por 3 sets a 1, foram chamados os centrais Isac e Eder, além dos levantadores William e seu reserva Fernando, e o oposto Walace. Samuel, do Minas, reserva do time nacional na Olimpíada de Pequim’2008, está de volta.


O Sesi, aliás, vice-campeão da Superliga, teve nada menos que seis atletas chemados: os ponteiros Maurício, Lucarelli e Murilo, além dos centrais Riad e Lucão. Bernardinho aproveitou para elogiar o técnico Nery Tambeiro, do time do Minas, que passará a integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira.

O líbero Serginho, do Sesi, também está de volta à Seleção Brasileira. O veterano foi incluído na lista de 25 jogadores convocados por Bernardinho para a Liga Mundial, embora tenha anunciado anteriormente que não defenderia mais o Brasil após a final dos Jogos de Londres, em 2012. Aos 39 anos, ele é um dos maiores vencedores da história da Seleção, com ouro olímpico em 2004 e prata em 2008 e 2012, além do bi do Campeonato Mundial (2002 e 2006), do título da Copa do Mundo (2003), o bicampeonato dos Jogos Pan-Americanos (2007 e 2011) e o heptacampeonato da Liga Mundial (2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2009).

Em 2015, o Brasil vai disputar a Liga Mundial, sendo que já está garantido na fase final, pois será a sede da etapa decisiva, e também os Jogos Pan-Americanos, em Toronto. Além disso, a comissão técnica pretende realizar uma série de amistosos, pois a equipe não vai participar da Copa do Mundo.

O Brasil está no Grupo A e vai enfrentar as seleções da Austrália, Sérvia e Itália. A estreia será diante dos sérvios, em confrontos marcados para os dia 29 e 31 de maio, no Mineirinho.

Confira a lista de 25 jogadores convocados por Bernardinho:

Ponteiros: Lipe (Taubaté), Maurício (Sesi), Lucarelli (Sesi), Murilo (Sesi), Samuel (Minas) e Lucas (Zaksa-Polônia)

Centrais: Eder (Cruzeiro), Maurício (Taubaté), Isac (Cruzeiro), Riad (Sesi), Lucão (Sesi) e Sidão (Taubaté)

Opostos: Evandro (Suntory Sunbirds-Japão), Leandro Vissoto (JT Thunders-Japão), Renan (Ravenna Volley-Itália) e Walace (Cruzeiro)

Levantadores: Bruno (Modena-Itália), Murilo (Canoas), William (Cruzeiro) Raphael (Taubaté) e Fernando (Cruzeiro)

Líberos: Felipe (Taubaté), Tiago Brendle (Maringá), Mário Júnior (Piacenza-Itália) e Serginho (Sesi)