O Pré-Olímpico sul-americano foi disputado durante três dias e com seis seleções se enfrentando no sistema “todos contra todos”, sendo que o campeão e o dono da vaga para o Rio 2016 seria aquele que somasse o maior número de pontos. A Argentina somou seis e garantiu a classificação para o maior evento esportivo do mundo. Venezuela e Chile terminaram com cinco e quatro pontos, respectivamente, e disputarão outros torneios de repescagem entre os continentes.
“Foi uma classificação sofrida, porque a partida teve dois momentos diferentes. Nós ganhamos com facilidade o primeiro e o terceiro sets, mas perdemos o segundo e o quarto sets jogando muito mal, com a Venezuela atuando bem. Sofremos até o tie-break, mas conquistamos a classificação para o Rio 2016”, analisou o técnico da Argentina, Julio Velesco.
Antes disso, na disputa pela medalha de bronze, o Chile bateu a Colômbia, também em cinco sets. Com o terceiro lugar, os chilenos garantiram a participação do país em uma repescagem continental, em que o campeão conquistará a vaga para o Rio 2016.
Além de Brasil, sede das Olimpíadas, e Argentina, campeã do Pré-Olímpico, Estados Unidos e Itália também já estão garantidos nos Jogos do Rio de Janeiro. Isso, porque norte-americanos e italianos, respectivamente, foram campeões e vice da Copa do Mundo do Japão, em setembro.
Ainda restam oito vagas para o vôlei masculino das Olimpíadas de 2016 que serão disputadas em seis torneios: Europeu (1), Asiático (1), Africano (1), Norte-Americano (1), Pré-Olímpico Mundial (3) e Intercontinental (1).