Superesportes

SUL-AMERICANO DE VÔLEI

Antes de Sul-Americano, Zé Roberto cobra maior regularidade da seleção de vôlei

Neste ano Brasil já venceu dois torneios, mas desempenho foi irregular

Agência Estado
Comandante fez um alerta para que as brasileiras não se iludam com seu favoritismo - Foto: Divulgação / CBVO técnico José Roberto Guimarães cobrou nesta segunda-feira uma maior regularidade das jogadores da seleção brasileira feminina de vôlei que inicia nesta terça a disputa do Campeonato Sul-Americano, em Cali, na Colômbia, competição que vale uma vaga no Mundial de 2018, no Japão. As brasileiras estreiam nesta terça, às 19 horas (horário de Brasília), diante da Argentina.
Neste ano, o Brasil já venceu o Torneio de Montreux e o Grand Prix, mas o desempenho da seleção sofreu com oscilações, especialmente na última destas competições, encerrada na semana retrasada, quando o time nacional esteve "virtualmente eliminado" e dependeu de uma incrível virada da China contra a Holanda para chegar às semifinais e depois conquistar o título.

Agora, ao projetar a estreia diante da Argentina na competição continental, o comandante fez um alerta para que as brasileiras não se iludam com seu favoritismo e entrem em quadra empenhadas em fazer o máximo para vencer a partida. E o treinador deixou claro que não espera por um jogo fácil e acredita que uma eventual acomodação da seleção poderia provocar até mesmo uma derrota para as adversárias.

"(Argentina) É um time que evoluiu desde a participação no Torneio de Montreux. Elas têm jogadoras que atuaram no voleibol brasileiro e conhecem o nosso time. A expectativa é de um jogo duro. É o campeonato mais importante do ano para o nosso time e a concentração tem que ser total. Vale a classificação para o Mundial e precisamos apresentar uma regularidade melhor", analisou Zé Roberto, se referindo principalmente ao desempenho instável exibido no último Grand Prix.

A oposta Tandara demonstrou preocupação com a evolução das demais seleções sul-americanas e revelou que a equipe brasileira estará focada para vencer a competição e consequentemente obter a vaga no Mundial. "Sabemos da nossa responsabilidade e de quanto as equipes sul-americanas evoluíram nos últimos anos. Essa geração da Argentina tem dado bastante trabalho e teremos que impor o nosso ritmo desde o começo da partida. Chegamos mais fortes para esse campeonato depois da conquista do Grand Prix", projetou Tandara.

O Brasil possui 19 títulos sul-americanos - venceu as últimas 11 edições da competição - e é a nação com o maior número de conquistas desde a criação do torneio, em 1951. O Peru, com 12 troféus, é o segundo maior vencedor. Somente os dois países foram campeões sul-americanos até agora no vôlei feminino.

Nesta edição do evento, as participantes jogarão entre si e a seleção com o maior número de vitórias ficará com o título. Após enfrentar a Argentina, o Brasil terá pela frente a Venezuela (na quarta-feira), Chile (quinta), Peru (sexta) e a Colômbia (no sábado).