Vôlei
None

SUPERLIGA MASCULINA

América decide vaga contra Taubaté em busca de feito histórico na Superliga

Coelho espera seguir Itapetininga e ser outra 'zebra' nas semifinais

postado em 20/03/2021 18:25

(Foto: Mourão Panda/América)

O América enfrenta o Taubaté neste domingo, às 11h30, no Ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros, no terceiro e decisivo jogo das quartas de final da Superliga Masculina. Em busca de vaga histórica nas semifinais, o time mineiro almeja seguir os passos do Itapetininga, que eliminou o favorito Cruzeiro e avançou entre os quatro melhores. A partida terá transmissão do SporTV2. 

Taubaté e América têm uma vitória cada no confronto. O time paulista, vice-líder na fase de classificação e com um dos investimentos mais caros do vôlei nacional, ganhou em casa por 3 a 0. Os mineiros, que avançaram em sétimo lugar, deram o troco em virada heroica em casa, igualando a série com triunfo no tie-break (3 a 2). 

O terceiro e decisivo jogo seria novamente em Taubaté, mas as restrições impostas pelo governo de São Paulo no combate à pandemia, paralisando eventos esportivos no estado, fez com que a partida fosse em Montes Claros. Em comum acordo entre os clubes, a CBV optou por aproveitar a estadia dos jogadores no Norte de Minas e confirmou o Ginásio Tancredo Neves como local. 

O América terminou a temporada 2019/20 na penútima posição e foi rebaixado para a Superliga B. Entretanto, com a desistência do Sesc-RJ, o time mieiro foi convidado pela CBV e herdou a vaga para seguir na elite em 2020/21. Depois de avançar aos playoffs entre os oito melhores, o Coelho busca repetir o feito do Itapetininga, que derrubou o favorito Cruzeiro e chegou às semifinais. 

O classificado de Taubaté x América vai enfrentar nas semifinais o Campinas, que eliminou o Uberlândia com duas vitórias apertadas no tie-break. Do outro lado da chave, o Itapetininga, maior surpresa da competição ao eliminar o Cruzeiro, terá pela frente o Minas. Os jogos decisivos foram confirmados para uma espécie de 'bolha' da CBV em Saquarema-RJ.

O fato de jogar novamente em casa dá mais motivação ao América, mesmo sem a presença da fanática torcida em Montes Claros. Mas o técnico Fabiano Ribeiro, o Magoo, disse que será preciso muita concentração e uma exibição quase perfeita para derrubar o favorito Taubaté. 

(Foto: Gian Marlon/Divulgação)


“Na verdade, temos pouco tempo para a preparação deste jogo. O momento é de descansar e estudar o adversário. Temos que estar tranquilos para jogar, entrarmos atentos às oportunidades e buscar fazer o nosso melhor”, disse Magoo, que procurou afastar a responsabilidade de seus jogadores, já que o adversário é um dos candidatos ao título. 

O Taubaté venceu o America três vezes nesta Superliga. Antes do duelo de abertura das quartas de final, o time paulista bateu os mineiros por 3 a 1, no turno, e 3 a 0, no returno. A derrota no tie-break no segundo confronto dos playoffs, no entanto, serviu como alerta para o favorito. Um dos destaques da equipe, o levantador Bruninho previu dificuldade pelo entusiasmo dos donos da casa e disse que será preciso errar o mínimo em quadra. 

“Sabemos que vai ser um jogo difícil, como todos os outros quando nós enfrentamos. O América Montes Claros é uma equipe corajosa que tem grande volume de jogo. Temos que baixar o número de erros e entrar focados em cada ação”, recomendou o experiente levantador, da Seleção Brasileira e que teve passagens pelo vôlei italiano. 

'BOLHA' EM SAQUAREMA


Os jogos das semifinais e finais da Superliga, tanto no masculino como no feminino, serão no Centro de Desenvolvimento de Vôlei (CDV), em Saquarema-RJ. O local recebeu as estapas decisivas da Copa Brasil 2020 e, com as restrições impostas pelas autoridades em função da pandemia, voltará a ser utilizado pelos quatro melhores que brigarão pelo título. 

A semifinal da Superliga Feminina será realizada nos dias 26, 28 e 30 de março, sendo o terceiro jogo em caso de empate na série melhor de três. Na sequência, os dois times que perderem saem do centro e os vencedores seguem para disputar a grande decisão nos dias 2, 4 e 6 de abril – este último também se necessário.

Em relação à Superliga Masculina, as semifinais ficaram marcadas para os dias 7, 10 e 12 de abril. E a disputa pelo título será nos dias 14, 16 e 18 de abril. O CDV de Saquarema conta com estrutura de hotel, quadras para treinamento e ginásio para a realização das partidas das semifinais e finais. 

Tags: quartas de final montes claros semifinais taubaté americamg superliga masculina