RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
  • (3) Comentários
  • Votação:

América 100 anos

Ronaldo Luiz relembra com gratidão do América e do ex-técnico Jair Bala

Jogador destacou-se no clube mineiro, com o qual foi vice-campeão Brasileiro da Série C

Thiago Madureira - Superesportes

Publicação:

12/04/2012 09:00

 

Atualização:

12/04/2012 10:27

Arquivo Estado de Minas
1997: ex-lateral Ronaldo Luiz, na sua segunda passagem pelo América
Tão grandioso quanto os títulos conquistados pelo ex-lateral-esquerdo Ronaldo Luiz, como duas Libertadores da América (1992/1993) e dois Mundiais de Clubes (1992/1993), atuando pelo São Paulo, é a sua gratidão pelo Coelho. “O América significou e ainda significa muito para mim. Foi onde ganhei visibilidade e minha primeira oportunidade em um grande clube. Lá, fiz muitos amigos. Foi um tempo muito feliz”, recorda o saudoso Ronaldo Luiz,  que vive em Belo Horizonte e ainda mantém laços com o clube.

O grande responsável pela história do ex-lateral-esquerdo com a camisa alviverde é o ex-treinador e um dos grandes ídolos do clube Jair Bala. “Em 1987, eu jogava a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro e o Jair Bala também treinava um clube que disputava a competição. No ano seguinte, ele assumiu o comando do América e eu fui participar de um teste no clube. Quando o Jair me reconheceu, disse que confiava no meu futebol e que eu já estava contratado”, contou ao Superesportes.

Na ocasião, Jair Bala o levou à sala do então mandatário Paulo Afonso e bancou a sua contratação. “Nesse momento, Paulo Afonso até tentou contestar. Mas Jair Bala foi taxativo, insistiu, garantindo minha chegada”, relembra.

Durante a temporada de 1988, Ronaldo Luiz assumiu a titularidade e foi eleito a revelação do Campeonato Mineiro. Com a camisa do América, foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro da Série C, em 1990, alcançando o acesso à Segunda Divisão. “Perdemos a final nos pênaltis para o Atlético-GO. Foi minha primeira grande decisão”.

Ronaldo Luiz já participou do programa Alterosa Esporte como representante da torcida americana: “Os torcedores do Coelho, no qual eu me incluo, sempre foram muito fiéis. Eles sempre estiveram ao meu lado nos momentos complicados que passei no clube. Podem não ser os maiores, mas amam o time de coração”.

"Fico feliz ao ver o clube pelo qual tenho muita admiração completar 100 anos. E o América tem vigor e é grande para lutar por títulos", disse o ex-lateral-esquerdo Ronaldo Luiz, que, ao longo da carreira, teve três passagens pelo Coelho: 1988 a 1991, em 1997 e em 2002, para encerrar a carreira.

Ronaldo Luiz Gonçalves
Naturalidade: Belo Horizonte
Nascimento: 14/08/1966
Período no América: 1988 – 1991, 1997 e 2002
Feitos: vice-campeão da Série C

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(3) comentário(s)

Autor:

Antero Neto


Jogou muito na lateral e foi para mim uns dos melhores da posição,nos americanos somos gratos por vc.
Autor:

José Maria Ribeiro


Um grande jogador, um lateral como poucos que ví jogar no meu America. Tanto que foi grande que foi jogar no São Paulo escolhido pelo grande treinador Telê Santana e foi campeão do mundo. Homem de carater.
Autor:

Rodrigo Carvalho


Outro grande jogador e americanod e coração.

Enquete

Diferentemente de outros clubes, você acredita que o América conquistará algum título no ano do centenário?

Blogs e Colunas