None

Futebol britânico descarta competir nos Jogos do Rio de Janeiro

Assossiação de Futebol da Inglaterra formou uma equipe para disputar o torneio de futebol masculino por ser a sede da Olimpíada deste ano

postado em 09/10/2012 09:49

Agência Estado

A Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês) afirmou nesta terça-feira que a Grã-Bretanha não deverá formar uma seleção para disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, ao contrário do que aconteceu em Londres, neste ano.

Sem dar detalhes sobre a decisão, o secretário-geral da FA, Alex Horne, disse que "lutamos bastante para formar um time que representasse a Grã-Bretanha nos Jogos de Londres", declarou o dirigente. "Mas não vejo esse esforço sendo repetido para o Rio".

Por ser a sede da Olimpíada deste ano, a FA formou uma equipe para disputar o torneio de futebol masculino, o que não acontecia desde os Jogos de 1960. A seleção representou Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, além da Inglaterra, contrastando com a definição da Fifa, que aceita times independentes para cada país nas competições internacionais.

Em Londres, a seleção britânica fez uma campanha digna diante de sua torcida. Passou da fase de grupos e chegou até as quartas de final, quando foi eliminada pela Coreia do Sul. Em sua preparação para os Jogos, foi derrotada pela seleção brasileira por 2 a 0, em amistoso disputado a poucos dias do início da Olimpíada.

Na mesma declaração em que descartou formar um time masculino para 2016, o secretário-geral informou que a decisão não se estende sobre a equipe feminina. Em Londres, as mulheres também alcançaram as quartas de final, após vitória sobre o Brasil, por 1 a 0, na fase grupos.

Tags: londres2012