Rio 2016
  • Oferecimento:

OLIMPÍADA

A uma semana dos Jogos, a cidade do Rio ainda arruma a casa para atender às expectativas

Organização precisará sanar problemas que se tornaram foco nos últimos dias

postado em 29/07/2016 12:00 / atualizado em 29/07/2016 08:51

RENAN DAMASCENO / EM DA PRESS
Rio de Janeiro – Mesmo para um carioca nato, acostumado à babel de idiomas do calçadão de Copacabana, é difícil imaginar como será o Rio de Janeiro daqui a sete dias, na abertura dos Jogos Olímpicos. Cerca de 500 mil pessoas devem desembarcar na próxima semana. A Vila Olímpica, que até ontem à noite havia registrado a chegada de 3.578 pessoas de 151 países, deve receber ao todo 15 mil hóspedes durante as duas semanas de Olimpíada – entre eles, o presidente do COI, Thomas Bach, que se hospedou ontem em um dos quartos.

As cores das bandeiras estendidas nas varandas da Vila vão, aos poucos, mudando a paisagem do conjunto de prédios. Convivem, harmoniosamente, delegações imensas, como a da China, que se hospedou em um prédio inteiro, e equipes pequenas, como a da Mongólia, que estendeu sua única bandeira no andar que ocupa.

Ontem, foi finalizada a obra emergencial, que envolveu mais de 600 trabalhadores nos reparos depois de uma onda de críticas. “Para nós, não ficou nenhum sentimento. Tivemos respeito de ambas as partes (Austrália e organização), o tempo todo, e estamos felizes que esteja tudo bem para os atletas”, afirmou a chefe da delegação australiana Kitty Chiller, principal voz crítica à estrutura.

Tanta gente impactará, obviamente, no funcionamento da cidade, com turistas e moradores trafegando entre as quatro regiões da cidade que concentram as arenas: Copacabana, Maracanã, Barra da Tijuca e Deodoro. Uma pesquisa interna do Comitê Organizador Rio’2016, medida pela Nielsen, aponta atualmente que 57% da população brasileira é favorável aos Jogos – o menor índice registrado. “Ficamos a jornada inteira acima de 60%. Mas é normal, quando chega perto dos Jogos, começar a ter muito problema de trânsito e as pessoas vão ficando de mau humor”, afirmou o diretor de comunicação do Rio’2016, Mário Andrada.

Além disso, a organização precisará sanar problemas que se tornaram foco da imprensa internacional nos últimos dias, como os reparos na Vila dos Atletas, segurança e a chegada da tocha olímpica ao Rio. Na noite de quarta-feira, moradores de um bairro de Angra dos Reis apagaram a chama em ato de protesto. O Estado de Minas listou os sete desafios que o Rio terá de lidar nos últimos sete dias antes da abertura dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul.

1) VILA DOS ATLETAS
Depois de receber críticas de delegações, principalmente a australiana, a Vila vai voltando à normalidade. O trabalho emergencial, que envolveu 600 trabalhadores, foi concluído.

2) TRÂNSITO
Nesta semana começaram a vigorar as vias olímpicas, ligando aeroportos e regiões de competição. Elas são divididas entre dedicada (exclusiva para veículos olímpicos) e prioritária. A multa para quem trafegar nas vias é de R$ 1,5 mil.

3) TRANSPORTE PÚBLICO
Foram inaugurados 150 quilômetros de BRT, a linha 4 do metrô, além do Veículo Leve sobre Trilho (VLT), que enfrentou problemas no primeiro dia de cobrança, na terça-feira, por causa de falha no abastecimento de energia. As estações ficaram cheias.

AFP
4) ARENAS
Boa parte passa pela última fase de arranjos, seja na instalação de câmeras de transmissão oficial ou envelopamento. A Arena de Vôlei de Praia, em Copacabana, por exemplo, ainda não recebeu todos os camarotes e contêineres continuam chegando 24 horas por dia. A organização garante que todos os ajustes serão feitos até o domingo.

5) SEGURANÇA
O policiamento nas ruas foi reforçado desde o início da semana, com a chegada de mais 22 mil militares. No total, serão 80 mil homens em ação conjunta entre as Forças Armadas e a polícia do Rio.

6) AMEAÇA DE TERRORISMO
Ontem, mais um suspeito de planejar ações terroristas foi preso no Rio. Identificado como Chaer Kalauon, suspeito de estar aliado ao Estado islâmico, ele se junta a 12 supostos terroristas detidos na semana passada na Operação Hashtag, da Polícia Federal.

7) TURISMO
Mais de meio de milhão de pessoas são esperadas para os Jogos Olímpicos. A ocupação da rede hoteleira do Rio durante os Jogos é de 89,5%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da cidade (ABIH-RJ), sendo que os hotéis cinco estrelas da Barra, onde se concentra boa parte dos eventos, já estão esgotados.

ENQUANTO ISSO...
...Incidentes com a tocha

O Comitê Organizador Rio’2016 não deve reforçar a segurança do trajeto da tocha olímpica, depois que moradores de um bairro de Angra dos Reis, litoral sul-fluminense, apagaram a chama, na noite de quarta-feira, em protesto por melhorias na rede de saúde pública da cidade. Segundo o diretor de comunicação da Rio’2016, Mário Andrada, a organização tomou a decisão correta ao suspender o acendimento da pira olímpica na cidade, depois dos incidentes. “A gente seguiu o protocolo certo, as decisões foram técnicas, nem políticas, nem midiáticas. Se a gente sentir que vai ter apetite para novas manifestações, a gente vai repensar.”

Tags: olimpiada rio2016 problemas

O anunciante aqui presente não possui relação com os Jogos Rio 2016 e é patrocinador exclusivo da cobertura editorial dos Diários Associados MG para o evento.