Rio 2016
  • Oferecimento:

NADADORES INVESTIGADOS

Após depoimentos, PF devolve passaportes e libera nadadores para voltar aos Estados Unidos

James Feigen, um dos quatro atletas envolvidos, ainda não se apresentou à polícia

postado em 18/08/2016 21:30 / atualizado em 18/08/2016 22:09

Tasso Marcelo/AFP
Os nadadores norte-americanos Gunnar Bentz e Jack Conger, que foram retirados do avião pela Polícia Federal na noite de quarta-feira, para prestar depoimento sobre o falso assalto que teriam sofrido na madrugada de domingo, no Rio de Janeiro, tiveram seus passaportes liberados pela própria PF nesta quinta.

De acordo com o advogado dos atletas, Sergio Riera, eles devem embarcar ainda na noite desta quinta-feira de volta para os Estados Unidos. James Feigen, outro nadador que estava com Bentz e Conger, ainda não se apresentou à polícia. Já Ryan Lochte voltou ao seu país ainda na segunda-feira, antes de a Justiça brasileira anunciar decisão que impedia o retorno dos atletas aos EUA.

Antes de terem seus passaportes liberados, Bentz e Conger prestaram depoimento à Polícia Civil do Rio, nesta quinta, quando reconheceram ser mentirosa a história de um suposto assalto que teriam sofrido com Lochte e Feigen.

A policiais da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat), os dois atletas afirmaram que a mentira foi articulada por Lochte para preservar o relacionamento conjugal de um deles. O jovem - não foi identificado qual - teria "ficado" com uma jovem em uma festa na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul.

Na verdade, eles se envolveram em confusão num posto de gasolina na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo Fernando Veloso, chefe da Polícia Civil do Rio, os nadadores estavam alcoolizados e quebraram espelhos e saboneteiras do local.

Já em solo americano, Lochte deve depor às autoridades locais através de uma carta rogatória enviada do Brasil à Justiça dos EUA. Se aprovada, a carta será enviada ao FBI, que tem colaborado na condução do caso.

Tags: nadadores investigados rio2016 assalto rio roubo

O anunciante aqui presente não possui relação com os Jogos Rio 2016 e é patrocinador exclusivo da cobertura editorial dos Diários Associados MG para o evento.