De falta, Zárate abriu o marcador para o Coelho contra o Cuiabá (Foto: Estevão Germano / América)


O técnico Vagner Mancini destacou a atuação do atacante Mauro Zárate na vitória do América por 2 a 0 sobre o Cuiabá, nesse sábado (2/10), pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O argentino marcou o primeiro gol do Coelho em uma bela cobrança de falta e foi o destaque da equipe na partida. 



Dugout
 

Em entrevista coletiva concedida após o apito final, Mancini avaliou as participações do novo reforço desde que foi contratado pelo Alviverde. O gringo vive grande fase nos cinco jogos que fez com a camisa americana: marcou um gol e deu duas assistências. 

"O Zárate caiu como uma luva na nossa equipe. Nós temos uma equipe de marcação, de transição, mas faltava um jogador com a experiência do Zárate, que pensa o jogo e que não joga por jogar. Ele é um cara que pisa na bola na hora que tem que pisar e dá velocidade nos momentos certos. Hoje, acabou fazendo um gol de falta que eu espero que seja o primeiro de muitos. O atleta tem qualidade para isso, então ele veio num momento oportuno e acrescentou muito em termos técnicos", avaliou. 

Logo na estreia pelo América, Zárate foi decisivo. Ainda sem totais condições de jogo, o atacante entrou em campo aos 20 minutos do segundo tempo na vitória por 2 a 0 contra o Athletico-PR, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 20ª rodada da Série A. Com apenas cinco minutos de participação, o  argentino serviu o zagueiro Lucas Kal com uma bela assistência. 



 

Com boa atuação em sua primeira partida, Mancini promoveu a estreia de Zárate entre os titulares no confronto contra o Corinthians, já na rodada seguinte. Com sete minutos do primeiro tempo, o atacante deu mais belo passe para gol, mas dessa vez para o lateral-esquerdo Marlon, que marcou seu primeiro gol pelo América. 

Nos empates por 1 a 1 com São Paulo e Flamengo, Zárate não participou diretamente dos gols do Coelho, mas foi importante no sistema de jogo do treinador americano. Além disso, ele criou boas jogadas e foi um dos jogadores mais acionados pelos companheiros de equipe durante todo o tempo que esteve em campo. 

Com o triunfo desse sábado, o América chegou aos 27 pontos e subiu duas posições na tabela de classificação: foi da 15ª para a 13ª. Além disso, o resultado deu ao Coelho a chance de se afastar, provisoriamente, da zona de rebaixamento - abriu quatro pontos de vantagem para o Bahia, primeiro time dentro do Z4, com 23. 

O próximo compromisso do América no Campeonato Brasileiro ocorrerá na quarta-feira (6), diante do Palmeiras. Em confronto da 24ª rodada, o Coelho receberá o vice-líder, que tem 38 pontos, no estádio Independência, em Belo Horizonte. O duelo marcará a volta da torcida americana ao estádio.