2

Zárate e Ademir decidem, e América vence Cuiabá pela Série A do Brasileirão

Com o resultado, o Coelho chegou aos 27 pontos e abriu quatro de distância para o Bahia, primeiro time dentro da zona de rebaixamento

02/10/2021 18:52
compartilhe
Zárate e Ademir marcaram os gols do Coelho contra o Cuiabá
foto: Estevão Germano/América

Zárate e Ademir marcaram os gols do Coelho contra o Cuiabá


O América deu mais um passo para se distanciar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado (2), o Coelho venceu o Cuiabá por 2 a 0, na Arena Pantanal, em Cuiabá-MT, no duelo válido pela 23ª rodada. O meio-campista Mauro Zárate marcou o primeiro gol do jogo, aos 13 minutos do primeiro tempo, após bela cobrança de falta, e o atacante Ademir ampliou, aos 38 minutos da segunda etapa, em um contra-ataque mortal. 

Com o resultado, o Coelho chegou ao sexto jogo de invencibilidade na competição nacional. Além disso, subiu da 15ª para a 13ª posição na tabela de classificação e abriu quatro pontos de distância para o Bahia, primeiro time dentro do Z4, com 23. 
 

O próximo compromisso do América no Campeonato Brasileiro ocorrerá na quarta-feira (6), diante do Palmeiras. Em confronto da 24ª rodada, o Coelho receberá o vice-líder, que tem 38 pontos, no estádio Independência, em Belo Horizonte. O duelo marcará a volta da torcida americana ao estádio.

O jogo


Cuiabá e América entraram em campo com escalações espelhadas (4-3-3). Quem esperava um jogo pouco movimentado, em razão do forte calor (38ºC) em Cuiabá, pode ter se surpreendido com um duelo franco, mais vertical, de jogadas rápidas em contra-ataques. 

Logo no primeiro minuto da partida, o atacante Fabrício Daniel escapou bem pelo lado direito, cruzou rasteiro para o também atacante Felipe Azevedo, que não conseguiu finalizar. A bola sobrou para o goleiro Walter dentro da pequena área. 

A primeira finalização perigosa do jogo foi aos nove minutos, com Mauro Zárate. Ele limpou o marcador do time mato-grossense, bateu firme para o gol, mas a bola desviou e saiu para a linha de fundo. No lance seguinte, o meia cruzou na medida e encontrou o zagueiro Ricardo Silva livre na área. O defensor subiu para cabecear, mas perdeu uma boa oportunidade para abrir o placar. 

O Coelho teve a iniciativa das ações do confronto, na primeira etapa. A equipe alviverde finalizou sete vezes ao gol do rival, tendo Zárate como o homem mais participativo. E foi dele o gol que abriu o placar para o time mineiro. Aos 13 minutos, o argentino cobrou falta com perfeição por cima da barreira e mandou a bola no ângulo esquerdo de Walter: 1 a 0. 

Nas duas melhores chances que teve na primeira etapa, o Cuiabá parou no goleiro Matheus Cavichioli. A primeira foi aos 31 minutos com o atacante Osman, de cabeça. A segunda veio logo depois quando o volante Pepê cobrou uma bela falta e obrigou o arqueiro fazer a defesa. 

Segundo tempo


A equipe mato-grossense voltou melhor dos vestiários. Precisando marcar um gol para evitar a derrota dentro de casa, o Dourado se lançou de vez ao ataque. Porém, o time esbarrou na forte marcação do América. 

O jogo parecia estar da forma como o Coelho queria. O técnico Vagner Mancini mudou a postura da equipe em relação ao primeiro tempo: deu a bola ao adversário, baixou suas linhas e apostou nas jogadas de contra-ataque para definir a partida. 

Apesar de adotar uma postura mais associativa, de troca de passes no meio campo, o América não conseguia encaixar um lance claro para balançar as redes. Aos 12', Felipe Azevedo teve a melhor oportunidade em um chute bloqueado pela zaga.

O fim de jogo foi mais aberto, com ambas as equipes buscando o gol para tentar somar pontos no Brasileiro. Foi assim que o América chegou ao segundo gol do jogo. Aos 38 minutos, o zagueiro Lucas Kal deu belo passe no ponto futuro para o atacante Ademir matar o confronto: 2 a 0. 

CUIABÁ 0 X 2 AMÉRICA


Cuiabá
Walter; João Lucas, Marllon (Alan Empereur), Paulão, Auremir (Uillian Correia) e Uendel; Jonathan Cafú e Pepê; Jenison (Elton), Clayson e Osman (Rafael Gava).
Técnico: Jorginho

América
Matheus Cavichioli; Patric (Diego Ferreira), Eduardo Bauermann, Ricardo Silva e Marlon; Lucas Kal e Alê (Juninho); Felipe Azevedo (Rodolfo), Ademir, Zárate (Juninho Valoura) e Fabrício Daniel (Ribamar).
Técnico: Vagner Mancini

Gols : Mauro Zárate, aos 13 minutos do 1ºT (América); e Ademir, aos 38 minutos do 2ºT (América)
Cartões amarelos : Alê (América), Patric (América), Paulão (Cuiabá)

Motivo : 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário : sábado, 02 de outubro de 2021, às 17h
Local : Arena Pantanal, Cuiabá-MT

Árbitro : Rafael Traci (SC)
Assistentes : Kléber Lúcio Gil (SC) e Johnny Barros de Oliveira (SC)
VAR : Bráulio da Silva Machado (SC)

Compartilhe