Vitória sobre o Grêmio levou o América a sua melhor campanha em vitórias na Série A por pontos corridos (Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A. Press)



O América alcançou, após o  3 a 1 sobre o Grêmio , neste sábado, no Independência, seu melhor desempenho em número de vitórias entre as participações do clube na Série A do Campeonato Brasileiro por pontos corridos .




Desde 2006, quando a Série A passou a ser disputada entre 20 clubes, com jogos em turno e returno, o clube mineiro esteve presente em quatro ocasiões: 2011, 2016, 2018 e 2021.

Nas três experiências anteriores, o Coelho não conseguiu se manter na briga pela permanência na primeira divisão e acabou rebaixado precocemente. Ficou na 19ª colocação em 2011, com 37 pontos (8V;13E;17D), e na 20ª em 2016 (7V;7E;24D).

Já em 2018, o América quase conseguiu ficar para a disputa da Série A no ano seguinte. A equipe alviverde terminou a temporada com 10 vitórias, 10 empates e 18 derrotas, na 17ª colocação. O Vasco, primeiro time fora do Z4, encerrou o torneio com os mesmos 10 triunfos, porém com três empates a mais.




Na atual temporada, o América não só está quase garantido na próxima edição da Série A como a boa campanha deixa o time na briga por vaga na Copa Libertadores em 2022. O clube mineiro venceu seu 11º jogo, chegou aos 44 pontos e precisa de um simples empate nas seis últimas partidas para chegar ao número que os especialistas consideram seguro para sua manutenção na elite.



'Novos objetivos'

A luta pelas competições internacionais pode levar o América às vitórias que o time precisa para bater uma marca mais difícil na história do clube: sua melhor colocação na primeira divisão brasileira.

Em 1973, o América teve sua melhor campanha na elite nacional e terminou a disputa na sétima posição. O time somou 44 pontos, com 15 vitórias, 14 empates e oito derrotas em 37 jogos - triunfo valia dois pontos .




Para igualar o feito, os comandados de Marquinhos Santos devem buscar mais quatro vitórias nas seis rodadas que restam. Isso levaria o América a, pelo menos, 56 pontos . Isso deixaria o Coelho com 72% de chances de conquistar uma vaga na Copa Libertadores, segundo o departamento de matemática da UFMG.

Caso consiga quatro vitórias e um empate nos seis jogos em disputa, o América iria a 57 pontos . A probabilidade de assegurar vaga na maior competição do continente saltaria para 89% .

Se vencer cinco das seis partidas, não só bate sua melhor marca em número de vitórias na primeira divisão nacional, como chega a 99% de chances de ir à Libertadores.