2

América vence, afunda o Grêmio na Série A e segue na briga por Libertadores

Coelho chegou aos 44 pontos e está na 8ª colocação na tabela

13/11/2021 20:30 / atualizado em 13/11/2021 23:17
compartilhe
Ademir comemora o segundo gol da vitória do América sobre o Grêmio por 3 a 1 no Independência
foto: Ramon Lisboa/EM/D.A. Press

Ademir comemora o segundo gol da vitória do América sobre o Grêmio por 3 a 1 no Independência



Passaram os dias de luta. Agora, o América vive seus dias de glória. Depois de algumas participações em que tentava - sem sucesso - escapar da queda para a Série B do Campeonato Brasileiro , o Coelho não só está muito próximo de se garantir na elite do futebol nacional, como segue na briga por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. A vitória por 3 a 1 deste sábado contra o Grêmio , no Independência , pela 32ª rodada da Série A , deixou o clube mineiro na disputa pela classificação à competição internacional e afundou o Tricolor Gaúcho na crise e caminhando em direção ao rebaixamento.




América 3 x 1 Grêmio: fotos da partida no Independência pela Série A



A vitória deixa o América com 44 pontos, na 8ª colocação na tabela. Mais um ponto, e o Coelho pode respirar mais aliviado com relação à permanência na Série A. Já o Grêmio fica com situação muito complicada. O clube gaúcho fica com 29 pontos, na vice-lanterna da competição.

Na próxima rodada, o América joga mais uma vez em casa. O Coelho receberá o Atlético-GO às 19h de quarta-feira, no Independência. Se vencer, a equipe mineira pode garantir a permanência na elite nacional em 2022. O Grêmio joga um dia antes, na terça, às 18h, também em casa, na Arena, quando enfrenta o RB Bragantino.

O jogo

O América teve um início perfeito no duelo. Com o Grêmio precisando de vitória, o Coelho aproveitou os espaços na defesa tricolor. Logo aos 3 minutos de jogo, Ademir saiu da ponta direita e se movimentou pelo meio de campo.

O camisa 10 americano percebeu a bela movimentação de Felipe Azevedo, passando por trás da marcação do lateral adversário, da ponta esquerda em direção à área, e fez lançamento primoroso para o companheiro.

Azevedo dominou bem, tirando da marcação e saindo cara a cara com Brenno e tocando na saída do goleiro gremista. O lance foi assinalado como impedimento, mas a revisão do VAR chancelou o gol americano. 1 a 0 .

O América aproveitou o gol nos minutos iniciais e mudou um pouco sua configuração em campo. Diminuiu espaços em suas linhas defensivas, tentando trabalhar a bola para sair rápido no contra-ataque. No entanto, os jogadores se distanciaram uns dos outros na transição, propiciando muitos passes.

Pressionado pelo placar, o Grêmio esteve nervoso em campo. Nas disputas por bola, rispidez e faltas. Nas chances criadas, erros no último passe, de posicionamento ou de conclusão. Aos 38, quando Diego Souza usou sua categoria para dar uma cavadinha na saída de Cavichioli, Eduardo Bauermann salvou em cima da linha.

Aos 42, foi a vez do Grêmio reclamar de pênalti cometido por Matheus Cavichioli em Elias. O goleiro americano trombou com o rival após ser tirado da jogada. O VAR seguiu a marcação de campo e deu lance normal.

Antes que o árbitro apitasse o intervalo de jogo, houve ainda tempo para marcar um pênalti para o América. Cortez desloca Ademir, que recebia na pequena área, mas de costas para o gol. O camisa 10 americano bateu bem a penalidade e ampliou a vantagem. 2 a 0 .

Segundo tempo

O segundo tempo não poderia ter começado melhor para o América e pior para o Grêmio. Logo com um minuto, Alê tabelou com Zárate e encontrou Juninho livre na entrada da área. O capitão americano pegou de primeira e ampliou. 3 a 0 .
Juninho comemora o terceiro gol do América sobre o Grêmio, logo a um minuto do segundo tempo
foto: Ramon Lisboa/EM/D.A. Press

Juninho comemora o terceiro gol do América sobre o Grêmio, logo a um minuto do segundo tempo


O placar elástico deixou o América tranquilo na partida. O Coelho segurou o jogo e deixou - ainda mais que no primeiro tempo - o Grêmio tomar as ações da partida. O Alviverde levava perigo nos contra-ataques, mas acabou sofrendo um gol na sequência.

Aos 9, Ferreira aproveitou passe de Lucas Silva na intermediária, limpou a defesa americana e bateu firme da entrada da área, sem chances para Matheus Cavichioli. 3 a 1 . O gol animou o Grêmio por alguns minutos.

O Tricolor tentava a pressão, mas Marquinhos Santos trancou o time na defesa. A torcida americana ainda aproveitou a parte final da segunda etapa para tirar um sarro com o ex-técnico Vagner Mancini, que deixou o Lanna Drumond há um mês para comandar o Tricolor. Teve ainda tempo para 'olé' nos minutos finais de partida.

Fotos da torcida do América na vitória sobre o Grêmio, no Independência

AMÉRICA 3 x 1 GRÊMIO

América
Matheus Cavichioli; Patric (Anderson), Eduardo Bauermann, Ricardo Silva e Marlon; Lucas Kal, Alê (Juninho Valoura) e Juninho; Ademir (Léo Passos), Felipe Azevedo (Alan Ruschel) e Zárate (Rodolfo)
Técnico: Marquinhos Santos

Grêmio
Brenno; Vanderson (Rafinha), Geromel, Ruan (Churín) e Cortez; Sarará (Darlan), Lucas Silva (Diogo Barbosa), Alisson, Elias (Campaz) e Ferreira; Diego Souza
Técnico: Vagner Mancini

Gols : Felipe Azevedo, aos 3 minutos do 1ºT, Ademir, aos 48 minutos do 1ºT, e Juninho, a 1 minuto do 2ºT (América); Ferreira, aos 9 minutos do 2ºT (Grêmio)
Cartões amarelos : Ricardo Silva, Zárate e Matheus Cavichioli (América); Ruan (Grêmio)

Público : 3.157
Renda : R$ 43.347,50

Motivo : 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário : sábado, 13 de novembro, às 18h30
Local : Arena Independência, em Belo Horizonte

Árbitro : Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes : Daniel Luis Marques (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR : Péricles Bassols Pegado Cortez (SP)

Compartilhe