Primeiro gol foi creditado incialmente para Cristiano Ronaldo, mas atacante não tocou na bola no cruzamento de Bruno Fernandes, autor do gol (Foto: Odd Andersen/AFP)

Portugal está classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo. Nesta segunda-feira (28), os portugueses venceram o Uruguai por 2 a 0 no Estádio Icônico de Lusail, em Lusail, no Catar, pela segunda rodada do Grupo H, em jogo equilibrado.






O meia Bruno Fernandes foi o responsável pelos dois gols. Aos nove minutos do segundo tempo, ele cruzou para o atacante Cristiano Ronaldo, que não alcançou a bola, mas que morreu no fundo do gol do goleiro uruguaio Sergio Rochet. Já aos 46, ele converteu pênalti e deu números finais à partida.

O primeiro tempo da partida foi equilibrado, mesmo com Portugal tendo mais tempo de posse de bola. O Uruguai teve a melhor chance do primeiro tempo, após jogada individual do volante Rodrigo Bentancur.

Já após o gol português, os uruguaios criaram novas oportunidades e carimbaram a trave do goleiro Diogo Costa após chute de Maxi Gómez. Nos acréscimos, contudo, a bola pegou na mão do zagueiro José Maria Giménez dentro da área e, após a conversão da penalidade máxima, Portugal deu números finais à partida.






Portugal lidera o Grupo H com seis pontos. Gana é a vice-líder, com três. Coreia do Sul está na terceira posição com um ponto, mesmo número que o lanterna Uruguai.
 

Primeira etapa


A partida começou muito equilibrada com chances dos dois lados. Logo no início, Cristiano Ronaldo deu passe de ombro para William Carvalho chegar batendo e mandar por cima da trave. Portugal controlou a posse de bola, enquanto os uruguaios ameaçavam nos contra-ataques.

Aos 32 minutos, o volante Rodrigo Bentancur driblou os zagueiros de Portugal, saiu na cara do gol, mas parou em Diogo Costa que fez boa defesa. No final do primeiro tempo, o lateral português Nuno Mendes sentiu lesão e deixou o campo.




Segunda etapa


Na volta do intervalo, Portugal exerceu forte pressão e abriu o placar aos nove minutos. Bruno Fernandes cruzou para Cristano Ronaldo, que fez o movimento do cabeceio, mas não pareceu tocar na bola. Entretanto, comemorou como se tivesse marcado. 

Situação do Grupo H


Com o resultado, a seleção portuguesa terminou a segunda rodada na liderança do grupo com seis pontos somados. Lanterna com apenas um ponto, o Uruguai terá que vencer Gana nesta sexta-feira e torcer para a Coreia do Sul não derrotar Portugal para se classificar.

PORTUGAL 2 X 0 URUGUAI


PORTUGAL: Diogo Costa; João Cancelo, Pepe, Rúben Dias e Nuno Mendes; Rúben Neves, William Carvalho e Bruno Fernandes; Bernardo Silva, João Félix e Cristiano Ronaldo.



Técnico: Fernando Santos

URUGUAI: Sergio Rochet; Guillermo Varela, José Giménez, Diego Godín, Sebastián Coates, Mathías Oliveira; Federico Valverde, Rodrigo Bentancur e Matías Vecino; Darwin Núñez e Edinson Cavani.
Técnico: Diego Alonso

Local: Estádio Lusail, em Doha (CAT)
Data: 28 de novembro de 2022, segunda-feira
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Alireza Faghani (IRN);
Assistentes: Mohammadreza Mansouri (IRN) e Mohammadreza Abolfazli (IRN);
VAR: Abdulrahman Al Jassim (CAT);
Cartões amarelos: Rúben Neves, João Félix e Rúben Dias (Portugal) e Rodrigo Bentancur e Mathías Oliveira (Uruguai)
Gols:

PORTUGAL: Bruno Fernandes (aos 9 e 48 minutos do 2º tempo)