Maior organizada do Cruzeiro tem ligação com a França (Foto: Staff Images/Cruzeiro )


Maior organizada do Cruzeiro, a Máfia Azul possui no passado ligação com a França, finalista da Copa do Mundo do Catar. Um dos líderes históricos da torcida é o franco-italiano Jean Marc Gougeuil, hoje comerciante em Belo Horizonte.




Dugout

O modelo mais famoso de camisa da Máfia Azul foi baseado no futebol francês. Gougeuil contou essa história, que pode ser lida na dissertação 'Máfia Azul: as imagens discursivas dos líderes da torcida organizada', do autor que subscreve este texto, realizada no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG.

Jean Marc Gougeuil acompanhando jogo da França nesta Copa em BH (Foto: Arquivo Pessoal)


"Tem uma coisa que ninguém sabe, coisa interessante. A camisa da Máfia é uma camisa branca com uma faixa listrada azul que desce. De onde veio isso? Quase ninguém sabe. Se perguntar até para um torcedor da Máfia, não sabe, não. Foi uma camisa minha do PSG; eu trouxe uma camisa do PSG e dei para um dos fundadores da Máfia, que se chama Fred. Não era a primeira, mas a terceira camisa [do PSG], a camisa que virou a camisa oficial da torcida foi feita em cima de um modelo do PSG, que jogou com uma lista comprida na década de 1980", disse Gougeuil.

Nascido em 1962, Jean Marc é natural de Turim, cidade ao norte da Itália, mas se mudou ainda bem cedo para um município nos arredores de Paris. Ele se apaixonou pelo PSG, tornando-se frequentador do Parque dos Príncipes. 




Em 1986, mudou-se para o Brasil a convite de uma prima. Conheceu o bairro Floresta, na Região Leste de Belo Horizonte, reduto da Máfia Azul, por intermédio de uma namorada. Mesmo a França e o Atlético possuindo um símbolo em comum, o galo, ele não pensou duas vezes em escolher o Cruzeiro como clube do coração em BH.


Quando Jean Marc chegou ao país, a Máfia Azul ainda era pequena. Ao longo dos anos, ele tornou-se respeitado e foi um dos integrantes mais atuantes desde meados da década de 1980, ganhando a condição de presidente da maior organizada ligada ao Cruzeiro no início dos anos 2000. Deixou a torcida após o período na presidência.

Jean Marc Gougeuil tem visto a Copa do Mundo com muito entusiasmo e acredita em mais um título francês. Recentemente, ele apareceu em um programa de TV. "Estou confiante na conquista. Allez les Bleus", disse.