2

Quem é e como joga Igor Formiga, lateral-direito contratado pelo Cruzeiro

Jogador de 23 anos foi anunciado como reforço da Raposa para a temporada 2023, que marca retorno celeste à Série A do Campeonato Brasileiro

16/12/2022 06:00 / atualizado em 16/12/2022 13:17
compartilhe
Igor Formiga assinou contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2024
foto: Marco Ferraz/Cruzeiro

Igor Formiga assinou contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2024

Anunciado nesta quinta-feira (15/12) como terceiro reforço do Cruzeiro para a próxima temporada, o lateral-direito Igor Formiga foi contratado após rescindir com a Ponte Preta. O jovem, de 23 anos, firmou contrato com a Raposa até dezembro de 2024.

O Superesportes procurou profissionais que acompanharam a carreira do atleta para que pudessem descrever seu perfil como jogador.



Características do jogador


Marcado pelo poder de criação no último terço do campo, Igor Formiga se destaca pelas ações com a bola. Segundo o SofaScore, o defensor foi quem teve maior média de dribles por jogo (1.7) entre todos os laterais que disputaram a última Série B do Campeonato Brasileiro, tendo 55% de acerto nas tentativas.

Bernardo Lage, diretor de futebol do Coimbra, clube em que Formiga jogou em 2020, descreveu as principais características do atleta: "É focado, trabalhador. Um atleta veloz, com um jogo apoiado muito interessante, bem ofensivo. Cumpre bem taticamente o papel defensivo, mas é um lateral ofensivo, que agride bem. Consegue construir jogadas tanto por fora quanto por dentro. Tem um bom cruzamento".

Contratações do Cruzeiro para 2023



Carreira de Formiga


Natural do Rio de Janeiro, Igor Formiga jogou na base do Corinthians em 2018 e 2019, mas não foi aproveitado na equipe principal. O lateral foi relacionado a apenas um jogo do time de cima. Ele ficou no banco de reservas durante a derrota do Timão para o Atlético, por 2 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 36ª rodada do Brasileiro de 2019.

Sem espaço, Formiga foi emprestado ao Coimbra para a disputa do Campeonato Mineiro de 2020. Por lá, o lateral estreou profissionalmente diante do Cruzeiro, seu atual clube. Em 15 de março, o defensor entrou nos acréscimos da vitória da 'Laranja Mecânica' por 1 a 0, no Mineirão, pela 9ª rodada. Essa foi sua única partida pelo time de Contagem.

"A gente tinha na lateral-direita o Vitor Hugo, que assumiu a posição. Inclusive, fez o gol contra o Cruzeiro. Ele não deu espaço para o Formiga. (Não tentamos a permanência porque) o combinado era exclusivamente o Campeonato Mineiro. Depois, ele seguiu seu caminho de volta para o Corinthians", afirmou o dirigente do Coimbra.

Quem pode chegar ao Cruzeiro para 2023



Busca por espaço


Após o término do contrato com o Coimbra, Formiga retornou ao Corinthians, mas novamente não recebeu oportunidades. Sem espaço, o lateral fez 12 jogos no time de aspirantes, até ser emprestado à Ponte Preta em um contrato de cerca de quatro meses, com previsão de término para o meio de abril de 2022.

Durante o período, o defensor disputou quatro partidas - três pelo Paulista e uma pela Série B do Campeonato Brasileiro. Devido ao espaço maior que recebeu em Campinas em relação a São Paulo, Formiga optou por acertar sua rescisão contratual com o Corinthians e assinar em definitivo com a Ponte Preta até dezembro de 2023.

Durante a Série B, o jovem passou por momentos de irregularidade. Foram 31 partidas na competição (18 como titular) e uma assistência. Em contrapartida, seu concorrente na disputa por vaga na lateral-direita, Norberto, ex-Cruzeiro, iniciou 15 dos 19 jogos que disputou.

"A passagem dele foi bem irregular. Ele foi contratado para ser terceira opção, atrás do Norberto e do Bernardo, e foi titular na menor parte do tempo. Passou longe de ser uma unanimidade, mas, na reta final, conseguiu entrar no time. Não foi alguém que empolgou. Ele é jovem, pode ter um futuro promissor, porém, o futebol dele na Ponte passou longe de justificar a investida do Cruzeiro", disse Lucas Rossafa, setorista de Guarani e Ponte Preta em Campinas.

Jogadores que não seguirão no Cruzeiro em 2023



Cruzeiro


Para assinar com o Cruzeiro, Igor Formiga rompeu o vínculo com a Ponte Preta. O time paulista, inclusive, deu indícios do acerto com a Raposa ao anunciar a saída do atleta nessa terça-feira (13/12).

No Cruzeiro, Formiga chega para ocupar um setor extremamente carente de reforços. Em relação ao ano passado, o clube celeste perdeu Rômulo, que não teve o contrato renovado, e Geovane Jesus, que tem negociação avançada com o Dallas FC, dos Estados Unidos. O único jogador da posição no grupo é Wesley Gasolina.



Compartilhe