Edu marcou 10 gols em 13 jogos pelo Cruzeiro (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)


Após perder para o Bahia por 2 a 0, na Arena Fonte Nova, em Salvador, o Cruzeiro tenta se recuperar diante do Brusque, às 21h30 desta terça-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida marcará o reencontro do centroavante Edu, titular da Raposa, com o ex-clube.




Pelo Brusque, Edu ganhou visibilidade ao terminar a Segunda Divisão de 2021 como artilheiro, com 17 gols em 33 jogos - um a mais que Léo Gamalho, do Coritiba, e dois de vantagem sobre Rafael Navarro, do Botafogo. O atacante participou pela primeira vez da competição após se recuperar de grave lesão no joelho direito.

Edu havia se machucado em 8 de agosto de 2020, na vitória sobre o Ypiranga-RS por 2 a 1, pela primeira rodada da Série C. Exames apontaram ruptura do ligamento cruzado anterior, lesão meniscal e condral e lesão dos colaterais. Foram dez meses de recuperação até o retorno na Série B de 2021, com dois gols em cima da Ponte Preta (2 a 1).

Além de balançar as redes dos adversários, Edu se aventurou como goleiro e defendeu um pênalti na vitória diante do Remo por 3 a 1, em 15 de outubro de 2021, pela 30ª rodada da Série B. Na ocasião, ele substituiu Ruan Carneiro, que se lesionou ao cometer a falta na grande área (o time já tinha feito as cinco alterações), e pegou a cobrança de Felipe Gedoz no último lance.



O ótimo momento vivido no Brusque rendeu a Edu o apelido de “Imperador do Vale”, alusivo à região do Vale do Itajaí, onde o município de Brusque, de 140 mil habitantes, está localizado em Santa Catarina. O atacante marcou 38 gols em 62 partidas e se tornou o segundo maior artilheiro do clube, abaixo apenas de Thiago Alagoano, que anotou 50 em 125 jogos.

Em dezembro de 2021, Edu partiu para o grande desafio da carreira ao aceitar a proposta do Cruzeiro, que pagou R$ 600 mil ao Brusque por sua liberação. O clube estava de olho em um goleador após amargar números ofensivos ruins em 2020 e 2021, nos quais os artilheiros foram, respectivamente, Rafael Sobis (6 gols) e Matheus Barbosa (7 gols).

Edu começou a temporada de forma positiva ao anotar sete gols em dez jogos no Mineiro, além de três em duas partidas pela Copa do Brasil. Na somatória, são 10 tentos em 13 apresentações, com média de 0,76. A torcida espera que o camisa 99 alcance bons números na Série B para ajudar a Raposa na conquista do acesso à elite do Brasileirão.