Mesmo sem os craques de outros tempos, Cruzeiro de 2022 tem enchido os olhos de Dirceu Lopes (Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)



Ícone da história do Cruzeiro, Dirceu Lopes, 75 anos, passou por uma cirurgia cardíaca em janeiro e desde então recebeu orientações médicas para ficar em casa, em repouso. Confinado por cinco meses no condomínio onde vive, em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o 'Príncipe' acompanhou pela TV e pela internet todas as mudanças ocorridas no clube do coração, como a compra da SAF por Ronaldo. Mas a sua grande alegria tem sido ver o time de Paulo Pezzolano em campo.




Mesmo sem os craques de outros tempos, o Cruzeiro de 2022 tem enchido os olhos de um dos seus maiores ídolos pela intensidade e pela agressividade.

"Estou muito feliz com a fase do Cruzeiro. É perceptível que conseguiram em curto prazo um ambiente bom. Fico alegre de ver que os caras estão vestindo a camisa, estão superando qualquer deficiência técnica com vontade de ganhar, vontade de fazer o Cruzeiro voltar ao seu lugar", disse Dirceu Lopes ao Superesportes.

Na opinião de Dirceu, não é exagero atribuir o sucesso do Cruzeiro na Série B a Paulo Pezzolano. "O trabalho dele é excelente. Tenho muita admiração pelo futebol uruguaio pela garra. Essa é uma característica marcante deles. É um país que marcou a minha vida pela característica dos jogadores, dos treinadores. O Paulo transmitiu isso ao Cruzeiro. O forte hoje do Cruzeiro é a garra, a vontade de ganhar. O trabalho de grupo dele e o de campo é espetacular".




Relação entre time e torcida


O ídolo cruzeirense também está feliz por ver a torcida engajada com o programa Sócio 5 Estrelas e com presença maciça nos jogos depois de dois anos afastada do Mineirão por causa da pandemia.

O Cruzeiro já superou a marca de 58 mil sócios do futebol e é dono dos dois maiores públicos da Série B até a 11ª rodada. As marcas só serão superadas no jogo com o Vasco, neste domingo, no Maracanã, que terá 65 mil presentes.

"Não tenho nem palavras para expressar o meu sentimento de alegria. É emocionante ver como todos compraram a ideia. Tudo está no caminho certo para o Cruzeiro voltar à vida normal e ao seu devido lugar, que é a Série A e a disputa por grandes títulos".




Certeza do acesso


O Cruzeiro lidera a Série B com 28 pontos em 11 jogos e é seguido pelo Bahia, com 25, em 12 apresentações. O Vasco, adversário deste domingo, no Rio, é o terceiro, com 21.

Independentemente do que aconteça no Maracanã, Dirceu Lopes está certo de que o Cruzeiro finalmente conseguirá o acesso este ano.

"Nunca estive tão confiante na minha vida. Tudo leva a crer que o ambiente está bom. Quando é assim, nada segura. E olha que estou vendo que o ambiente é bom na Toca de longe. Está claro isso pelo que os jogadores estão demonstrando em campo", disse.


Volta à vida normal e à Toca


Pouco antes de receber a ligação da reportagem, Dirceu Lopes foi convidado pelo Cruzeiro para ir à Toca da Raposa II nos próximos dias para conhecer o técnico Paulo Pezzolano e a nova diretoria.




Mas a visita ao CT depende de liberação do médico responsável pelo acompanhamento de Dirceu. Nesta segunda-feira (13), o ídolo cruzeirense passará por uma consulta para saber se poderá voltar à vida normal.

"Eu coloquei uma válvula no coração, em 2018. Em janeiro essa válvula deu problema e tive que passar por uma nova cirurgia cardíaca, para troca. Foi por isso que fiquei esses meses em casa, sem poder sair pra nada. Por uma dessas coincidências, o pessoal do Cruzeiro me ligou esta semana convidado para ir à Toca. Vou a uma consulta nessa segunda para saber se terei liberação para voltar à vida normal. Se eu receber o sinal positivo, vou à Toca com o maior prazer".

Se Dirceu tiver autorização médica para ir à Toca, muito provavelmente ele se encontrará com Ronaldo. O sócio majoritário da SAF estará em Belo Horizonte esta semana para acompanhar o jogo entre Cruzeiro e Ponte Preta.




A compra da SAF do Cruzeiro por Ronaldo, inclusive, foi elogiada pelo ídolo histórico. "A realidade de hoje é que o futebol é movido por dinheiro. A época do coração passou. Por tudo que representa o Ronaldo no futebol, acho que foi altamente positiva a entrada dele no Cruzeiro", concluiu Dirceu.

Dirceu Lopes no Cruzeiro


Com a camisa celeste, Dirceu Lopes fez 228 gols em 608 jogos. Ele é o segundo maior artilheiro da história do clube, atrás apenas de Tostão, com 245. Além de ter sido campeão da Taça Brasil de 1966 e ter feito parte do grupo campeão da Copa Libertadores de 1976, o Príncipe foi pentacampeão mineiro em 1965, 1966, 1967, 1968 e 1969 e tetracampeão em 1972, 1973, 1974 e 1975.