Cruzeiro venceu em jogo complicado contra o Novorizontino-SP (Foto: Alexandre Guzanshe / EM DA PRESS)



Com o apoio de quase 47 mil torcedores, o Cruzeiro venceu o Novorizontino-SP, por 2 a 1, no Mineirão, neste domingo (17), pela 18ª rodada da Série B. Ainda no primeiro tempo, Adriano abriu o placar para a Raposa com um gol polêmico. Quirino deixou tudo igual no segundo tempo, mas Rafa Silva conseguiu confirmar o resultado positivo. 




Com o resultado, o time celeste segue líder absoluto, agora com 41 pontos, sete de vantagem para o Vasco, vice-líder, e 15 pontos para o Sport, quinto colocado, com 26 - clique aqui e veja a classificação. Os quatro primeiros da Série B garantem vaga na elite do futebol brasileiro no ano que vem.

Como mandante, a Raposa fechou o primeiro turno com 100% de aproveitamento em casa. O time celeste venceu Brusque, Londrina, Sampaio Corrêa, CRB, Ponte Preta, Sport, Vila Nova e Novorizontino no Gigante da Pampulha, e o Grêmio, no Independência. Foram 15 gols marcados e apenas dois sofridos nessas partidas.

Na próxima rodada, o Cruzeiro enfrenta o CSA, na quarta-feira (20), às 19h, no estádio Rei Pelé, em Maceió-AL, pela 19ª rodada.




No jogo deste domingo, o técnico Paulo Pezzolano voltou a escalar o time com três zagueiros, com Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock. No meio, ele montou um tripé de volantes (Machado, Neto Moura e Adriano), sem um articulador.

O jogo


Em campo, o time celeste começou o jogo cedendo espaço ao Novorizontino, que só não abriu o placar por causa da boa fase do goleiro Rafael Cabral. Aos 16', Douglas Baggio ganhou na velocidade de Zé Ivaldo e chutou para a defesa do arqueiro celeste. Dois minutos depois, Bruno Costa arrancou pela esquerda, invadiu a área e bateu rasteiro. Cabral foi preciso mais uma vez.

A resposta do Cruzeiro veio com Adriano. Edu recebeu a bola na intermediária e a levantou na área. A redonda passou por cima de Leo Pais e sobrou para o volante celeste, livre dentro da área, balançar as redes de cabeça: 1 a 0.




Árbitro de vídeo da partida, Gilberto Junior (PE) demorou cinco minutos para confirmar o gol. A equipe de arbitragem entendeu que não houve toque de Pais dentro da área, considerando normal a posição de Adriano.


Na imagem disponibilizada pela TV Globo, o cabelo do uruguaio mexe quando a bola passa, dando a impressão de um toque. A arbitragem não entendeu assim.

No segundo tempo, o jogo seguiu aberto. Azarão, o Novorizontino não se assustou com o bom público no Mineirão e saiu para o jogo.

Aos 28' do 2º tempo, o time paulista empatou. Quirino recebeu lançamento longo, driblou Lucas Oliveira, deixando o marcador no chão, e chutou cruzado para balançar as redes: 1 a 1.




O Cruzeiro parecia cansado no jogo e com dificuldade de buscar a vitória. O gol que garantiu os três pontos saiu em uma falha do goleiro Lucas Frigeri. Rafa Silva foi lançado na área, girou e bateu mesmo com pouco ângulo para fazer 2 a 1.

Cruzeiro 2 x 1 Novorizontino-SP


Cruzeiro
Rafael Cabral; Zé Ivaldo (Geovane), Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Leo Pais, Machado, Neto Moura (Pedro Castro), Adriano (Daniel Jr) e Matheus Bidu; Luvannor (Vitor Leque) e Edu (Rafa Silva).
Técnico: Paulo Pezzolano

Novorizontino-SP
Lucas Frigeri; Willian Lepu, Walber, Liggger e Léo Baiano; Paulinho (Romário), Danielzinho (Jhony Douglas) e Gustavo Bochecha (Rômulo); Douglas Baggio, Bruno Costa e Ronaldo (Quirino).



Técnico: Rafael Guanaes 

Cartão amarelo: Zé Ivaldo e Geovane
Gols: Adriano e Rafa Silva (Cruzeiro) e Quirino (Novorizontino)

Público e renda: 46.890 / R$ 1.453.852,00
Motivo: 18ª rodada da Série B
Data: domingo, dia 16 de julho de 2022
Horário: 16h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Braulio Machado (SC)
Assistentes: Kleber Gil (SC) e Eduardo da Rosa (MS)
Quarto árbitro: Antonio da Silva (MG)
VAR: Gilberto Junior (PE)