2

Cruzeiro: gol de Adriano foi legal? O que dizem comentaristas de arbitragem

O primeiro gol celeste foi marcado por Adriano, dando origem a uma grande polêmica de arbitragem no Mineirão

17/07/2022 18:30 / atualizado em 17/07/2022 21:15
compartilhe
Volante Adriano, do Cruzeiro, após marcar o gol que abriu o placar contra o Novorizontino, pela Série B
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Volante Adriano, do Cruzeiro, após marcar o gol que abriu o placar contra o Novorizontino, pela Série B



O Cruzeiro venceu com o Novorizontino, por 2 a 1, neste domingo (17), no Mineirão, pela 18ª rodada da Série B. O primeiro gol celeste foi marcado por Adriano e deu origem a uma grande polêmica. A comentarista Janette Arcanjo, da TV Globo, entendeu que o lance foi irregular. Já Márcio Rezende de Freitas, da Itatiaia, acredita que a arbitragem acertou.
 

 
A jogada ocorreu aos 20 minutos da etapa inicial. Edu recebeu a bola na intermediária e a levantou na área. A redonda passou por Leo Pais e sobrou para o volante celeste, livre dentro da área, balançar as redes de cabeça.

Árbitro de vídeo da partida, Gilberto Junior (PE) demorou cinco minutos para confirmar o gol. A equipe de arbitragem entendeu que não houve toque de Pais dentro da área, considerando normal a posição de Adriano.

Na imagem disponibilizada pela TV Globo, o cabelo do uruguaio mexe quando a bola passa. A arbitragem de vídeo não entendeu que houve um toque.


Márcio Rezende de Freitas - Rádio Itatiaia


"Gol legal. Tem dado muito problema agora no VAR, estão errando muito, vai que esquece de pegar o jogador certo, que esquece uma linha, agora estão pecando por excesso de zelo, mas o gol foi legal. (...) O problema é se o jogador do Cruzeiro, o Leo Pais, toca na bola ou não. Agora estão passando este lance aqui, o cabelo dele mexe, mas não dá para cravar se ele toca ou não na bola. Se ele tocou na bola, é uma nova origem, um novo lance, aí é ilegal. Se ele não toca, o gol foi legal. (...) Eles estão muito preocupados em não errar. Tivemos o caso dos mineiros Emerson e Marcos Vinícius sendo retirados da escala do fim de semana pelo problema do Palmeiras com o São Paulo. O problema é milimétrico, se há ou não o toque do Pais. (...). O cabelo do Leo Pais mexe, mas tem que haver um desvio de fato. Com o vento deslocado pela bola passando e o jogador tentando ir, o próprio vento pode mexer com o cabelo do jogador. O que o VAR vai olhar: se a bola mudou o giro dela, se o jogador raspa com o crânio na bola. Cabelo mexer não quer dizer nada. Um lance até muito complicado, mas eu vou ficar com o VAR nesta".

Janette Arcanjo - TV Globo


"O Edu cruza a bola, tem o toque do Leo Pais e a bola vai na sequência para o gol do Adriano. Para mim, houve o toque neste intervalo após o lançamento do Edu. O VAR analisou a posição inicial e tenho certeza que analisou este possível toque também. O VAR considerou que não houve, mas, para mim, há um resvalo sim, há um toque sim, que deveria ser considerado e, consequentemente, no momento do toque, o Adriano está adiantado e deveria ser invalidado o gol. O VAR não considerou como toque".
 

Cruzeiro x Novorizontino: fotos do jogo no Mineirão pela Série B

 

Compartilhe