Lucas Ventura assinou com o Portimonense até junho de 2025 (Foto: Divulgação/Portimonense)

Cria da base do Cruzeiro, o volante Lucas Ventura foi apresentado como novo reforço do Portimonense, de Portugal, no último dia da janela de transferências nas principais ligas da Europa. O jogador de 24 anos estava livre no mercado desde o fim do contrato com o clube celeste, em 31 de dezembro do ano passado. 



 
 
 
 
Nonoca, como foi apelidado enquanto esteve na Toca da Raposa II, passou por exames médicos nessa terça-feira (31) e assinou com o time português até junho de 2025. O acerto foi celebrado pelo clube nas redes sociais. 

"Esta é uma oportunidade maravilhosa na minha carreira. Estou muito confiante e ansioso para poder vestir a camisa do Portimonense e dar o meu melhor pelo clube", publicou no Instagram. 
 
 
Lucas Ventura terá uma missão difícil no novo clube: fugir da briga contra o rebaixamento no Campeonato Português. A equipe está na 13ª colocação, com 20 pontos - quatro posições acima da zona de descenso. 




Nonoca no Cruzeiro


Nonoca jogou 30 partidas pelo Cruzeiro. Sua melhor fase foi na Série B do Campeonato Brasileiro de 2021, quando se firmou ao lado de Adriano no meio-campo sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo. Ele participou de 18 jogos na competição, todas como titular.
 
No entanto, perdeu espaço com a chegada de Paulo Pezzolano no início de 2022 e foi emprestado. Com o treinador uruguaio, ele atuou em apenas dois jogos ainda no Campeonato Mineiro.

Pouco aproveitado, Lucas Ventura foi cedido ao Avaí durante a temporada do ano passado. Apesar de ter sido rebaixado à Segunda Divisão, ele foi um dos destaques positivos do Leão da Ilha: disputou 22 partidas, sendo 21 no Brasileirão (13 como titular) e uma no Campeonato Catarinense. 



 
Nonoca já poderia assinar um pré-contrato com qualquer equipe desde junho. No entanto, o estafe do jogador preferiu aguardar o fim da temporada para analisar as ofertas e, enfim, definir seu futuro.