Torcida celeste é a terceira do Brasil que mais joga games e pratica eSports (Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)

A torcida do Cruzeiro é a que mais aposta no Brasil, de acordo com o Relatório Convocados, produzido pela Galapagos Capital juntamente com a Outfield. O estudo aponta que 45% dos cruzeirenses já realizaram apostas. O número representa 12% a mais que a torcida do Bahia, segunda colocada do ranking.



O índice relativo a 2022 apresentou aumento em relação a 2021, quando cerca de 28% dos cruzeirenses afirmaram apostar. No período em questão, o time celeste ainda mantinha alguma distância em relação aos primeiros colocados, o que mudou no ano seguinte.

O Relatório Convocados aponta, ainda, que o consumo de apostas declarado no Brasil em 2022 foi de R$ 31 bilhões. O economista Cesar Grafietti orientou o estudo.

Veja o ranking das torcidas que mais apostam no Brasil:

  1. Cruzeiro - 45%
  2. Bahia - 40%
  3. Atlético-MG - 37%
  4. Vasco - 36%
  5. Fluminense - 36%
  6. Flamengo - 35%
  7. Internacional - 34%
  8. Botafogo - 33%
  9. Palmeiras - 33%
  10. São Paulo - 32%
  11. Corinthians - 30%
  12. Santos - 28%
  13. Grêmio - 20%

Perfil da torcida


Os cruzeirenses ocupam, ainda, o terceiro lugar entre as torcidas que mais jogam games e praticam eSports, com 55% dos torcedores adotando alguma das práticas. O índice deixa a “China Azul” atrás somente de Bahia (64%) e Botafogo (57%).




Entre os destaques de consumo da torcida do Cruzeiro, se destaca o aumento do percentual de torcedores do Cruzeiro que assinaram Streaming para acompanhar esportes. O índice que era de 28% em 2021 aumentou para 35% em 2022.
 

Torcedores jovens


A torcida do Cruzeiro apresenta percentual considerável entre os mais jovens. De acordo com o relatório, 50% da torcida celeste têm entre 16 e 34 anos, 41% têm entre 35 e 54 anos e 9% dos torcedores têm 55 anos ou mais. Como não foram entrevistadas pessoas de 15 anos ou menos, essa faixa etária não foi considerada.

O índice coloca, dentro do universo estudado, a torcida celeste como a terceira mais jovem do país, perdendo apenas para as de Flamengo (54%) e Vasco (52%) e empatada com a do Sport.




Principal rival local do Cruzeiro, o Atlético-MG tem 41% dos seus torcedores com idades entre 16 e 34 anos, 49% entre 35 e 54 anos e 10% com 55 anos ou mais.

Metodologia


A pesquisa quantitativa pessoal foi realizada por meio de questionário semiestruturado, via internet, nas principais cidades do Brasil. O campo do estudo de 2021 foi realizado entre 15 e 21 de dezembro daquele ano. Foram realizadas 2130 entrevistas com a população de 16 anos ou mais, residente na área de estudo. De acordo com os organizadores, a margem de erro é de 2% e o grau de confiança de 95%.
 

O campo do estudo de 2022 foi realizado entre 14 e 28 de outubro daquele ano. Foram realizadas 2100 entrevistas com a população de 16 anos ou mais, residente na área de estudo. De acordo com os organizadores, a margem de erro é de 2% e o grau de confiança de 95%.