Encontro em São Paulo reuniu representantes de clubes brasileiros (Foto: Divulgação)

Em evento na manhã desta terça-feira (15), em São Paulo, dirigentes da XP Investimentos, Alvarez & Marsal e LaLiga (Liga Espanhola de Futebol) apresentaram aos representantes de equipes brasileiras - das Séries A e B - uma proposta de criação da liga nacional de clubes. Participaram do encontro membros das cúpulas de América, Atlético e Cruzeiro.




O presidente da LaLiga, Javier Tebas, veio da Espanha ao Brasil exclusivamente para o encontro, articulado por Ronaldo, que está perto de se tornar sócio-majoritário da Sociedade Anônima do Futebol do Cruzeiro e participou do evento. CEO do Atlético, Bruno Muzzi representou o alvinegro na reunião. Já pelo América, o vice-presidente jurídico, Henrique Saliba, marcou presença.  

"Hoje apresentamos aos clubes brasileiros uma proposta que inclui as melhores práticas da LaLiga e a forma como conseguimos ser uma das competições desportivas mais eficazes em termos de desenvolvimento de negócios e de estabilidade financeira", afirmou Tebas.

O projeto apresentado nesta terça, conforme informou a assessoria de imprensa do grupo espanhol, apontou as principais diretrizes para a estruturação de uma liga no país, incluindo questões de governança e gestão, direitos de transmissão, além do relacionamento com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e outras federações.

Apesar das expectativas, não foram apresentados nomes de potenciais investidores interessados na compra de um percentual da eventual liga. A assessoria de comunicação do evento afirmou que "caberá à XP trazer o investidor a partir de um projeto suportado pela capacidade operacional da LaLiga, somada à expertise de implementação e gestão do time da Alvarez & Marsal".




"Temos à mão a melhor proposta de criação de uma liga no Brasil, com as condições ideais para encontrar o investidor mais competitivo. O diálogo e o entendimento entre clubes, XP e Alvarez & Marsal resultará em uma transformação profunda do futebol nacional", avaliou Pedro Mesquita, diretor da XP.

Além do grupo formado por espanhóis, XP e Alvarez & Marsal, os clubes brasileiros deverão ouvir nas próximas semanas outras duas empresas dispostas a investirem na criação de uma liga nacional.