Atlético e Cruzeiro são líder e vice-líder do Campeonato Mineiro, respectivamente (Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

O Campeonato Mineiro chega à última rodada da primeira fase com algumas disputas em aberto - entre elas, pela liderança. Atlético, Cruzeiro e Athletic brigam pela ponta. O Superesportes explica os cenários para cada equipe.



Veja a classificação atualizada:
1º Atlético - 25 pontos, saldo de 15 gols (20 marcados e cinco sofridos)
2º Cruzeiro - 22 pontos, saldo de 11 gols (20 marcados e nove sofridos)
3º Athletic - 22 pontos, saldo de 10 gols (14 marcados e quatro sofridos)

Jogos da última rodada
Atlético x Caldense - Mineirão, Belo Horizonte, às 16h30 de sábado
Patrocinense x Cruzeiro - Pedro Alves do Nascimento, às 16h30 de sábado
Athletic x Villa Nova - Joaquim Portugal, São João Del Rei, às 16h30 de sábado

Cenário para o Atlético

Para não depender de outros resultados, o Galo precisa de pelo menos um empate contra a Caldense no Mineirão. Se perder, precisa contar com tropeços de Cruzeiro e Athletic.

Caso Cruzeiro e/ou Athletic vençam e o Atlético perca, a definição fica para os critérios de desempate. O saldo de gols do Galo é o maior no momento - 15, contra 11 do Cruzeiro e 10 do Athletic.



Cenário para o Cruzeiro
Pela liderança, o Cruzeiro precisa vencer o Patrocinense, torcer por uma derrota do Atlético e tirar a diferença de saldo de gols. Além disso, precisa que o Athletic não o ultrapasse (ou tropece contra o Villa Nova ou vença, mas não supere a Raposa no saldo de gols).

Cenário para o Athletic
O Athletic precisa vencer o Villa, contar com um revés do Galo e tirar a diferença de saldo. Depende, ainda, de um tropeço do Cruzeiro diante do Patrocinense (ou que a Raposa vença, mas fique com saldo de gols pior).