Camisas de Atlético e Cruzeiro lançadas pela Adidas no ano de 2022 (Foto: Divulgação/Adidas)

Com o lançamento nesta sexta-feira dos uniformes do Atlético fabricados pela Adidas, novo fornecedor de material esportivo alvinegro, uma mesma marca vestirá Galo e Cruzeiro simultaneamente pela primeira vez na história. A empresa alemã está junto ao clube celeste desde 2020.




Esta é a segunda passagem da Adidas pelos dois grandes rivais de Belo Horizonte e Minas Gerais. A marca das três listras também esteve com o Cruzeiro de 1987 a 1989, enquanto o Galo foi patrocinado pelos alemães entre 1983 e 1985.

Atlético e Cruzeiro têm fornecedoras de material esportivo em comum ao longo de suas histórias centenárias, mas em momentos diferentes. Além da Adidas, até então, Penalty, Umbro, Topper e Puma são marcas que têm em seu catálogo histórico o apoio a Galo e Raposa.

Até quando?


A Adidas chega ao Atlético com contrato de três anos e, a princípio, permanece até 2025 em substituição à francesa Le Coq Sportif. O Cruzeiro também tem contrato com a marca das três listras, que substituiu a inglesa Umbro em 2020, até 2025. 




Ressalva


As fornecedoras esportivas começaram a mostrar as devidas logos nos uniformes tanto de Atlético quanto Cruzeiro a partir da década de 1980. Anteriormente, a fabricação era local, sendo própria ou a partir de empresas como Athleta e Hering.

Esse período, contudo, não conta com especificidade temporal. Isso pode proporcionar o compartilhamento de uma fornecedora de material esportivo antes dos anos 1980 ou não, a depender de uma determinada época.